O mau tempo de ontem resultou em um fenômeno meteorológico raro, a tromba d’água que, segundo explicou o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Everaldo de Souza, é um tornado que acontece sobre o rio ou mar. Ela se formou ontem, por volta de 6h, no rio Negro, em frente à cidade de Manaus.
*A tromba d’água, que provocou a formação de um ‘paredão’ de água bastante denso, foi gerada por um aglomerado de nuvens com cerca de 80 quilômetros de extensão horizontal que se posicionou sobre a cidade por volta de 6h e por fortes rajadas de vento que atingiram a área. “Os tornados e trombas d’água são formações locais, mas os ventos que eles provocam, dependendo da intensidade, podem arrancar árvores do chão”, explicou Everaldo.
*Tornado é fenômeno raro
*Um tornado é uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem cumulonimbus. Tornados sempre começam com a nuvem em forma de funil e é somente chamado de tornado quando toca a superfície da Terra.
*A maioria dos tornados gira em sentido ciclônico quando observados de cima, mas alguns foram vistos girando em sentido anti-ciclônico.
*A pressão baixa dentro de um funil causa a expansão e resfrio do ar, resultando na condensação do vapor d’água. A maioria de tornados tem o diâmetro de 100 a 600 metros. Alguns são de poucos metros de largura e outros excedem 1.600 metros. Normalmente, os tornados que são formados adiante de uma frente fria movem em velocidades de 20 a 40 nós. Muitos dos tornados duram somente poucos segundos.