Comunidades Indígenas visitam Palácio do Governo no Dia do Índio - Foto

Comunidades Indígenas visitam Palácio do Governo no Dia do Índio - Foto

Comunidades Indígenas visitam Palácio do Governo no Dia do Índio - Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Índios das etnias Suruí, Paumari e Apurinã, realizaram uma visita de cortesia ao gabinete do governador Ivo Cassol, com o objetivo de mostrar para um grupo de jovens indígenas como funciona o Palácio do Governo. Os índios foram recebidos pelo Chefe de Gabinete Eduardo Mezzomo Crisóstomo, que representou o governador Ivo Cassol e felicitou os representantes indígenas pela passagem do seu Dia Nacional e ouviu das lideranças Suruí, Paumari e Apurinã, alguns dos seus problemas. Segundo o líder Gilearde Suruí, os grupos das três Tribos que visitaram a sede do governo estão em Porto Velho fazendo um curso de Teologia Cristã, adaptada a realidade espiritual e cultural dessas nações indígenas. O curso está sendo ministrado pela Organização Não Governamental Missão Evangélica Unida- MEU, coordenada em Rondônia pelos missionários Marcos Albert Hiller e Bernardo Moc, que trabalham na evangelização de comunidades indígenas. *Para o líder Gilearde Suruí, o que mais preocupa as nações indígenas na atualidade é a forma como os órgãos oficiais responsável pela prática da política indigenista no Brasil vem tratando a economia das aldeias. ”É preciso mudar as leis e deixar que os índios decidam com maior participação, o seu futuro tecnológico e econômico”. E prossegue: “não sabemos o que vamos deixar para os nossos filhos no futuro. Não podemos explorar racionalmente as nossas riquezas. Não podemos sequer montar uma pequena marcenaria na nossa tribo, por que existe uma série de implicações legais que nos proíbe de fazer uma coisa elementar que é trabalhar para sustentar as nossas famílias e por tabela as tribos e nações, que atualmente vivem na pobreza, de forma indigna” declara o jovem líder Suruí. *A política de desenvolvimento indigenista fica a cargo do Governo Federal, através da Funai. Ao representante do governador Ivo Cassol, Eduardo Mezzomo, coube apenas ouvir atenciosamente o pleito dos indígenas no seu Dia Nacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS