O TJ/RO está buscando uma proximidade cada vez maior com a população através da criação e instalação de Postos Avançados em municípios que não possuem Comarca, e da realização das Operações Justiça Rápida em localidades afastadas e de difícil acesso em to
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Ponta do Abunã - A última Operação Justiça Rápida Itinerante da Comarca da capital, realizada pelo Poder Judiciário de Rondônia na Ponta do Abunã, coordenada pela juíza Marialva Daldegan Bueno, atendeu os moradores dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Abunã, Fortaleza do Abunã, Mutum, Jacy- Paraná.
Em toda a Operação, que durou cerca de dez dias foram cadastrados 276 casos e realizadas 155 audiências nos sete distritos. Foram ouvidas 417 pessoas, entre partes e testemunhas.
Cerca de 67 processos foram arquivados por ausência de uma das partes ou o não cabimento do pedido. Durante a Operação cerca 700 atendimentos foram realizados pelo cartório móvel da 24ª Zona Eleitoral e centenas de pessoas receberam atendimento médico, odontológico ao longo dos distritos.
Além disso, houve aplicação de vacinas por parte de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, parceira do judiciário nesta Operação.
Um intenso trabalho de divulgação dos serviços oferecidos, semanas antes da Operação, garantiu seu sucesso, pois os moradores estavam bem informados e já aguardavam a visita do Judiciário.
*Vilhena - Na Comarca de Vilhena, a Operação Justiça Rápida realizada no início do mês de abril e coordenada pelo juiz Vinícios Bovo de Albuquerque Cabral. Foram realizadas 166 audiências, proferidas 149 sentenças, colhidos 227 depoimentos e inquirições e apenas 27 processos foram arquivados.
Além das audiências foram expedidos 72 documentos de identidade (através da cooperação do Departamento de Polícia Civil), 152 mandados, 25 pedidos de 2ª via de certidão de nascimento, quatro ofícios e quatro pedidos de 2ª via de certidão de casamento, o que totalizou quase 270 expedições.
Com muito trabalho e eficiência, o Judiciário de Rondônia quebra barreiras e ultrapassa fronteiras na busca pelo cidadão que tem o seu direito respeitado: o direito à informação e à Justiça. Não é por acaso que a Justiça estadual é destaque por sua celeridade e eficiência frete as demais do Brasil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!