Judiciário presente em Corumbiara
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Antes do presidente do Tribunal proceder à instalação da unidade da justiça, o prefeito Silvino Alves Boaventura sancionou a Lei municipal que criou o Conselho Comunitário e autorizou o convênio com o Poder Judiciário para a instalação da unidade que vai permitir ao cidadão corumbiarense acesso fácil à justiça sem ter que se deslocar à sede da Comarca mais próxima para resolver causas menores como a cobrança de uma pequena dívida, de um aluguel, ou mesmo uma discussão com o vizinho.
*Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Valter de Oliveira, disse que levar a justiça aos cidadãos rondonienses é uma de suas metas à frente do Poder Judiciário estadual, durante a gestão que se prolonga até dezembro deste ano de 2005. "Rondônia tem 52 municípios e apenas em 22 o Poder Judiciário possui Comarca instalada. Nossa meta é alcançar os outros 30 municípios levando até a população os serviços da Justiça", disse o presidente do TJ.
*O prefeito Silvino Boaventura agradeceu ao Poder Judiciário de Rondônia na pessoa do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Valter de Oliveira, por tornar realidade um sonho da população de seu município. "O que todos nós sempre desejamos foi ter condições para resolver os casos que devem ser solucionados na justiça sem ter de nos deslocar a outro município".
*Representando a vontade popular ao ser eleito vereador, o presidente da Câmara Municipal de Corumbiara, João Ribeiro de Amorim, também parabenizou o Judiciário rondoniense pela iniciativa de levar a justiça a todos os municípios do Estado, em particular a Corumbiara. Ele declarou que "a população sente-se honrada com a presença do presidente do Tribunal e Justiça no município e agradecida a todos quantos fazem o Poder Judiciário no Estado, pela entrega de um Posto Avançado da Justiça Especial".
*O Juiz de Direito Johnny Gustavo Clemes, diretor do Fórum da Comarca de Colorado do Oeste, em cuja jurisdição está o município de Corumbiara e também responsável pela coordenação do Posto Avançado, disse que "a partir deste momento, o município e os corumbiarenses passam a contar com um Fórum e não mais apenas com o atendimento prestado com as operações da justiça itinerante. O Posto funciona como um fórum, onde a população vai encontrar solução para seus conflitos, isto porque, além dos conciliadores que diariamente passam a prestar atendimento, sempre que os casos exigirem, o juiz estará presente para realizar as audiências de julgamentos dos casos que não forem solucionados por meio da conciliação."
*O município de Corumbiara fica distante da Capital, Porto Velho, cerca de 840km. Possui uma população superior a 10 mil habitantes, dos quais mais de 2 mil residem na área urbana. O cadastro eleitoral registra mais de 5,5 mil eleitores. A área territorial do município é superior a 3 mil quilômetros quadrados e mais de 2,5 alunos matriculados no ensino fundamental e médio.
*Além da presença do presidente do Tribunal de Justiça, a solenidade de instalação do Posto Avançado do Juizado Especial em Corumbiara contou com a participação do Ouvidor Geral da Justiça Estadual, Desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca, do Prefeito municipal Silvino Alves Boaventura, os vereadores Pedro Célio Beatto, Galdino Raul de Souza, Natalino Rodrigues, Valter de Oliveira; do Juiz Johnny Gustavo Clemes, da representante de Ensino do Estado no município, Maria Madalena de Oliveira; do Coordenador Municipal de Educação e Cultura, professor Ajaj Alabi; do Secretário Geral da Prefeitura, José Alves da Silva; do Coordenador da Polícia Militar Estadual na região; Tenente Coronel Wagner Leal de Quadros; do Comandante do Grupamento Policial Militar em Corumbiara; Sargento Ubiratan Santos; do Secretário de Administração do Tribunal de Justiça Maurício Martinho; entre outras autoridades e convidados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!