TCU julga improcedente representação contra programa indígena Waimiri-Atroari

TCU julga improcedente representação contra programa indígena Waimiri-Atroari

TCU julga improcedente representação contra programa indígena Waimiri-Atroari

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Tribunal de Contas da União – TCU julgou improcedente representação contra o programa indígena Waimiri-Atroari e determinou ampla divulgação “dos resultados que vêm sendo alcançados no que tange à melhoria da qualidade de vida daquele povo indígena”. O programa, uma ação da Eletronorte em parceria com a Funai, é hoje uma referência mundial. O próprio TCU, em decisão de 2004, já havia recomendado à Funai que o programa Waimiri-Atroari fosse “escolhido como benchmarking para análise de desempenho daquela Fundação, em razão dos bons resultados alcançados”. *Em sua decisão o TCU recomenda à Funai que “crie planos de trabalho para cada etnia de forma clara e participativa para os indígenas, conscientizando-os acerca da necessidade de administração planejada na gestão de seus recursos, a exemplo do programa Waimiri-Atroari”. E conclui: “considerando o teor das informações encaminhadas pela Eletronorte, entendemos que o programa Waimiri-Atroari vem sendo conduzido de forma satisfatória no que concerne à melhoria da qualidade de vida, à proteção da Terra Indígena e ao uso racional e sustentável dos seus recursos naturais em benefício daquele povo indígena.”. *A representação anônima contra o programa questionava possíveis irregularidades e citava o nome do indigenista e consultor da Eletronorte José Porfírio Carvalho, responsável pela criação e condução das ações de educação, saúde, apoio à produção e proteção ambiental junto aos Waimiri-Atroari. Este povo se encontrava em processo de extinção no final da década de 80, com pouco mais de 300 indivíduos famintos e doentes. Hoje são mais de 1.100 índios numa comunidade extremamente saudável. *Exemplo - Citando dados confusos e improváveis – inclusive uma mensagem apócrifa que circula na Internet com informações mentirosas sobre o tráfego na BR-174 -, os argumentos da representação contrária não resistiram aos fatos e dados apresentados pela Eletronorte e por Porfírio Carvalho. O programa Waimiri-Atroari surgiu após inundação de duas aldeias pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Balbina, no Amazonas. Com duração de 25 anos – iniciou-se em 1988 – o programa mudou um quadro dramático e estabeleceu um novo marco na história do indigenismo brasileiro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS