Reserva Biológica de Jaru pode ser palco de uma luta sangrenta

Reserva Biológica de Jaru pode ser palco de uma luta sangrenta

Reserva Biológica de Jaru pode ser palco de uma luta sangrenta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Uma minuta do decreto de ampliação da Reserva Biológica do Jaru (Rebio), que se encontra na mesa da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que em seguida irá para a sanção do presidente Lula, poderá fazer com que exploda um conflito de resistência com grandes proporções. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama Marcus Barros, já assinou uma minuta do decreto para ampliação da Rebio-Jaru, com a medida a área total da reserva que é de 280.000 há, passará para 340.000 há, na sua explicação *O presidente diz que o desrespeito ao patrimônio ambiental em Rondônia tem causado sérios danos em áreas de proteção federal, a Rebio-Jaru está sendo invadida por grileiros, posseiros e madeireiros, com a ampliação da área até os limites do Rio Machado, acredita-se que a reserva será mais bem protegida por esta barreira natural imposta pelo rio. *A Rebio-Jaru fica distante 95 quilômetros de Ouro Preto do Oeste, com acesso pela RO 470 (conhecida como linha 200), sendo que 35 quilômetros é de asfalto em péssimo estado de conservação. A área anexa à reserva conhecida como TD Bela Vista, começou a ser ocupada no ano de 1996, mas somente em 1999, é que o Ibama juntamente com a Polícia Federal, iniciou uma fiscalização de retiradas dos ocupantes da reserva, este procedimento gerou muitas reclamações por parte daqueles que estavam dentro da reserva que tiveram seus barracos e plantações de milho, arroz, feijão, banana, café entre outras culturas queimadas além de animais como gado que foram sacrificados, o clima começou a ferver mesmo quando por ordem do gerente executivo do Ibama em Ji-Paraná, Walmir de Jesus, foi afundada uma balsa que fazia a travessia do Rio Machado, com os ocupantes da reserva e seus pertences. *De acordo com o presidente da Associação Verde Vale, Marcos José Bueno Guimarães, existe 1.200 famílias dentro do TD Bela Vista que foi comprada do fazendeiro Nélio Nilton Niero residente na cidade de Londrina-PR, do qual tem a escritura pública da área desde o ano de 1979. Segundo o presidente o valor total foi de aproximadamente R$ 16 milhões, sendo que já foi repassados cerca de R$ 400 mil para o proprietário.* “Vamos a Brasília no decorrer desta semana para ter uma audiência com o presidente do Ibama (Marcus Barros), e vamos sim relatar toda a situação, mas asseguro que não iremos deixar a área já que não estamos dentro da reserva e todo este clima é culpa do Senhor Walmir Jesus, que vem praticando o terrorismo contra os ocupantes do TD Bela Vista”, disse o presidente que vem tendo apoio do deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e do ex-chefe da Casa Civil Carlos Magno.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS