*A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estará realizando neste sábado (8), das 8 às 17h30, a 9ª Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal (cães e gatos), em 94 postos de vacinação espalhados pela cidade. A meta estipulada pela Semusa é vacinar 39.265 cães (80 por cento da população canina) e 5.479 gatos (100 por cento da população felina).
*A raiva é uma doença transmitida do animal para o homem. É causada por um vírus contido na saliva do animal infectado e é mortal tanto para o ser humano como para o animal. Não só os cães e gatos são transmissores da doença, mas também o morcego, o macaco e a raposa. O animal raivoso apresenta modificações nos hábitos e comportamento; torna-se agressivo mordendo pessoas e objetos; procura lugares escuros; recusa alimento e água e tem dificuldade de engolir; fica com a boca aberta e baba; e late diferente do normal com acompanhamento de uivos.
*A Semusa adverte, se alguém for mordido, arranhado e simplesmente lambido por um animal raivoso, deve lavar o local imediatamente com água e sabão e procurar atendimento médico na rede de saúde municipal para avaliação e tratamento. A Semusa vem desenvolvendo semestralmente campanhas anti-rábicas com o propósito de estabelecer uma barreira imunológica capaz de impedir o avanço da raiva no município. O secretário de Saúde Silas Rosa alerta para o fato de que outros municípios do Estado ainda apresentam casos de raiva animal e humana, fazendo de Porto Velho área de risco.