Abdiel Ramos Figueira é o novo Procurador-Geral de Justiça - Foto

Abdiel Ramos Figueira é o novo Procurador-Geral de Justiça - Foto

Abdiel Ramos Figueira é o novo Procurador-Geral de Justiça -  Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Procurador de Justiça Abdiel Ramos Figueira, que foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público do Estado de Rondônia, realizada no dia 15 de março, foi nomeado pelo governador Ivo Cassol como Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2005/2007. O comunicado do chefe do Executivo foi feito nesta segunda-feira (28.03) ao Procurador-Geral de Justiça, José Carlos Vitachi, destacando que respeitou ?a vontade da maioria dos membros dessa Instituição?.

*Ao confirmar que a posse do novo Procurador-Geral de Justiça acontecerá no dia 13 de maio deste ano, José Carlos Vitachi enalteceu a decisão tomada pelo governador Ivo Cassol por respeitar e referendar a vontade da maioria dos membros do Ministério Público, já que Abdiel Ramos Figueira obteve 51 votos. ?Democracia se pratica desta forma. O Procurador Abdiel Ramos Figueira obteve a preferência na eleição interna e nada mais do que justo ser o nomeado pelo governador. Aliás, devo ressaltar que é a segunda vez que o governador Ivo Cassol age dessa maneira para nomear o Procurador-Geral de Justiça. Foi assim no ano de 2003, quando da minha eleição, e, naquela portunidade recebeu Moção de Louvor da Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público. Repete o mesmo gesto agora em 2005, o que é louvável.?.

*O Procurador-Geral de Justiça, José Carlos Vitachi, havia encaminhado ao governador Ivo Cassol, no dia 15 de março, em atendimento às disposições constitucionais, a lista tríplice com os nomes dos três candidatos mais votados na eleição realizado no Ministério Público: Abdiel Ramos Figueira (51 votos); José Osmar de Araújo (35 votos) e Ivo Benitez (28 votos). O prazo para que o chefe do Executivo tomasse a decisão era de 15 dias, mais o fez na última quarta-feira e a comunicou nesta segunda-feira (28).

*José Carlos Vitachi já informou a decisão do governador Ivo Cassol aos membros do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público e, ao mesmo tempo, desejou sucesso a Abdiel Ramos Figueira no biênio que administrará o Ministério Público do Estado de Rondônia. ?A nossa Instituição bem exerceu a democracia numa eleição interna e esse gesto nos fortalece muito mais. Não tenho dúvidas de que o doutor Abdiel Ramos Figueira saberá bem conduzi-la dentro das propostas apresentadas quando resolveu sair candidato e conquistou a preferência da grande maioria dos membros do MP?.

QUEM É ABDIEL RAMOS FIGUEIRA

*O Procurador de Justiça Abdiel Ramos Figueira é formado em Direito desde 1978. Tem quase 23 anos de vida dedicados ao Ministério Público. É Pós-Graduado em Direito Processual Civil, Metodologia do Ensino Superior e Direito Constitucional. Foi examinador de Direito Administrativo em diversos concursos de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público. Ingressou no Ministério Público em 26 de julho de 1982 e foi responsável pela instalação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ariquemes, onde permaneceu até o ano de1984 quando, então, foi promovido para atuar em Porto Velho. Na capital do Estado, atuou por nove anos na Promotoria de Justiça da 1ª Vara Criminal e também foi Promotor Eleitoral e chefe de gabinete da Corregedoria-Geral. Foi promovido a Procurador de Justiça em 28 fevereiro de1992. Foi coordenador das Curadorias da Infância e Adolescência, Meio Ambiente e Consumidor ? 1994 a 1997 e desempenhou o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça em duas gestões (Ivo Scherer e José Viana Alves) e também foi Corregedor-Geral do MP.

*Por designação do governador Ângelo Angelin, foi interventor de Presidente Médici (1985/86).

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS