BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

IPEM fiscaliza em 16 estabelecimentos comerciais da Capital na Operação Páscoa

Em comemoração dos festejos da Páscoa, os agentes metrológicos do Instituto de Pesos e Medidas ? Ipem-RO, desencadearam nos dias 21 e 22 último, uma fiscalização nos principais supermercados da capital, onde estão sendo comercializados ovos de páscoa, com

Da Redação

24 de Março de 2007 às 08:50

Foto: Divulgação

* Em comemoração dos festejos da Páscoa, os agentes metrológicos do Instituto de Pesos e Medidas ? Ipem-RO, desencadearam nos dias 21 e 22 último, uma fiscalização nos principais supermercados da capital, onde estão sendo comercializados ovos de páscoa, como também os brindes que se encontram no interior dos produtos. Esse procedimento foi adotado pelos fiscais do Inmetro em todo país.

* Os fiscais do órgão visitaram 16 estabelecimentos comerciais, totalizando 2.249 produtos fiscalizados de diversas marcas e como resultado foram coletados 20 unidades de ovos de chocolate, da marca Arcor, cujo peso líquido era de 160 g e posteriormente foi encaminhado ao laboratório para comprovação do peso e da embalagem.

* De acordo com o gerente técnico do Ipem-RO, Ronaldo Lessa, as normas estabelecidas pelo setor da Qualidade do Inmetro, através da Portaria 177/98, determina que os brindes tipos brinquedos que acompanham os ovos de páscoa devem ostentar a marca de certificação aprovada no âmbito do SBAC (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade). Tal procedimento irá garantir segurança para as crianças quanto ao manuseio dos brinquedos, não representando nenhum perigo.

* Ronaldo explicou que todos os produtos pré-medidos (pesados sem a presença do consumidor) que são vendidos a peso são verificados. Os fiscais vão até o estabelecimento onde coletam o material, levam para o laboratório para ser feito à análise. ?O Ipem quer garantir que o consumidor não tenha prejuízos na hora da compra?, salientou.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS