*Rondônia volta a ser destaque nas Olimpíadas do Conhecimento, a mais importante competição de cursos profissionalizantes das Américas. Desta vez quem brilhou e elevou o nome do estado foi o aluno Clayton Cova (foto - centro), medalha de prata na prova sobre implantação e manutenção de redes lógicas PC. Clayton freqüenta a academia Cisco-Senai há oito meses. Em 2000 um outro aluno do Senai foi medalha de ouro na modalidade panificação, ao confeccionar uma torta de cajá.
*As Olimpíadas do Conhecimento, realizada este ano em Recife, entre os dias 6 a 14 de março, reuniu mais de 500 alunos de todo o Brasil e contou ainda com participações de alunos do Japão, Finlândia, Suécia e de outros paises convidados.
*Embora tenha sido medalha de prata, a classificação de Clayton teve um sabor de vitória. A ínfima diferença entre ele e o medalhista de ouro foi tão insignificante que, segundo o chefe da delegação rondoniense, Francisco Humberto Ferreira, os organizadores vão promover uma nova prova entre os dois, provavelmente em dezembro, para decidir qual deles vai para o Japão no próximo ano, disputar o World Skills, a maior competição do gênero do planeta. O super favorito para vencer a competição, um aluno de Santa Catarina, acabou ficando com a medalha de bronze.
*Durante a competição, a coordenação do evento coloca questões que precisam ser resolvidas pelos alunos da forma mais eficiente e criativa. Na modalidade disputada por Clayton, foram apresentados quatro módulos diferentes. No primeiro dia, ele e seus concorrentes tiveram que implantar uma rede doméstica, dessas que se usa em casa, com internet compartilhada para todos computadores, usando sistemas operacionais disponíveis no mercado, como windows, linux e cisco.
*No segundo dia, tiveram que apresentar um sistema de rede de comunicação para uma pequena empresa, de forma a permitir a interatividade entre a empresa e eventuais clientes que queiram informações. No terceiro dia a disputa apertou mais. O desafio foi instalar um sistema de intercomunicação entre cidades, estados e países, usando a chamada tecnolgia wan, sistema mais utilizado na internet, que permite utilizar página de um país no outro. É uma tecnologia usada por gigantes do porte da Brasil Telecom, por exemplo.
*No quatro dia e último módulo, os competidores tiveram que desenvolver sistemas de segurança, a tendência mais forte do mercado internacional atualmente, que visa proteger desde os sistemas domésticos à tecnologia wan, de forma anão permitir a invasão por hackers ou mesmo por criminosos que usam a internet para roubar e cometer outros crimes.
*Quarta-feira (15), ao ser recebido pelo presidente do Sistema Fiero, engenheiro Euzébio Guareschi, que o parabenizou e elogiou sua performance, Clayton disse que não trouxe a medalha de ouro em função da opção tomada durante sua preparação. Ele se dedicou mais à tecnologia cisco, especializada em tecnologias para conexão, roteadores e suítes, que hoje domina 70% da internet, enquanto que o concorrente, de São Paulo, buscou melhor preparo na tecnologia linux. Resignado, Clayton diz que agora vai buscar condições para o desafio classificatório para o World Skills.