*A Embrapa Rondônia vem avaliando, desde 2004, 25 variedades de mandioca, por meio da implantação de três Unidades de Observação nos municípios de Machadinho d’Oeste, Nova Brasilândia e na reserva extrativista do Lago do Cuniã. O objetivo das Unidades é avaliar as variedades em diferentes regiões, visando identificar aquelas mais produtivas, de forma a possibilitar maior rentabilidade para o produtor.
*As variedades em avaliação foram selecionadas pela Embrapa Amazônia Ocidental, localizada em Manaus-AM, sendo que 20 delas são próprias para fabricação de farinha, contendo alto teor de ácido cianídrico. As outras cinco são variedades de mesa, para consumo in natura, caracterizando-se pelo baixo teor de ácido cianídrico.
*De acordo com o pesquisador José Orestes Merola, responsável pela implantação e acompanhamento das Unidades, os materiais foram, primeiramente, multiplicados no Campo Experimental de Porto Velho, e posteriormente distribuídos nos municípios onde estão implantadas.
*A implantação dessas Unidades de Observação foi feita pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico Social – Seapes. A avaliação e acompanhamento vem sendo feitos em conjunto com a Emater-RO e Cootraron.
*O objetivo principal do trabalho é avaliar a produção de raízes e o percentual de matéria seca nas raízes, que corresponde ao rendimento de farinha. Por exemplo, se uma variedade produziu 50 toneladas de raiz/ha e apresentou 35% de matéria seca, significa que com uma tonelada de raiz se obterá 350 kg de farinha (7 sacos de 50 kg) ou 300 kg de fécula, ou seja, em 1 ha se produzirá 17500 kg (350 sacos de 50 kg) de farinha ou 15 toneladas de fécula. Algumas variedades têm-se mostrado promissoras, com produtividade média de até 90 toneladas de raiz/ha, embora ainda não seja possível fazer sua indicação para plantio, já que se encontram em estágio de avaliação.
*Concluído o trabalho, as variedades mais produtivas serão repassadas para as associações locais, para que possam multiplicá-las e distribuí-las para os produtores das suas respectivas comunidades.
*De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária, realizado pelo IBGE, a área plantada com mandioca em Rondônia, na safra atual, é de 29.475 ha, com produtividade média esperada de 17.424 kg/ha, sendo que Porto Velho é o principal município produtor, possuindo área plantada de 7.100 ha. A farinha é o principal produto derivado da mandioca, cuja aquisição domiciliar per capitã anual em Rondônia é de 4 kg. Já o consumo médio in natura chega a 3,5 kg per capita por ano.