*O Primeiro Seminário Estadual sobre o Plano Nacional da Juventude realizado em Cacoal neste sábado, 11, conseguiu reunir Jovens de vários segmentos da sociedade. Estiveram presentes discutindo políticas públicas para a juventude. Municípios como Ji-Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Vilhena, Nova Brasilândia, Presidente Médici, Porto Velho e Cacoal abrilhantaram o evento.
*Durante a solenidade, Simone de Oliveira, a integrante do programa agente jovem, fez uma homenagem à prefeita de Cacoal, em comemoração ao dia internacional da mulher. "Tivemos a oportunidade de nos interarmos sobre cidadania. A prefeita Sueli Aragão abriu o espaço para nós, jovens cacoalenses, com o programa agente jovem" Afirma Simone.
*Desse encontro, após analisarem e discutirem o Projeto de Lei 4.530/04, que regulamenta o plano nacional, foram eleitos 13 delegados para representarem o Estado de Rondônia na Conferência Nacional da Juventude a ser realizada nos dias 30 e 31 de março em Brasília.
*A idéia da criação do Plano Nacional da Juventude nasce junto com a criação da Comissão Especial destinada a acompanhar e estudar propostas de Políticas Públicas para a juventude (CEJUVENT), criada por Ato da Presidência da Câmara dos Deputados, em sete de abril de 2003, por solicitação de parlamentares de diversos partidos políticos. A Deputada Federal Marinha Raupp faz parte da Comissão Especial, a única parlamentar que representa o Estado de Rondônia.
*Segundo a Deputada Federal, o plano nacional tem como objetivo garantir os direitos da juventude, considerando gênero, raça e etnia nas diversas áreas. Incorporar integralmente os jovens ao desenvolvimento do País, por meio de uma política nacional de juventude voltada aos aspectos humanos, sociais, culturais, educacionais, econômicos, desportivos, religiosos e familiares dentre outros.
*Estiveram presentes no evento, o Senador da República, Valdir Raupp, o Deputado Estadual, Daniel Neri, a Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, Raquel Carvalho, a secretária da SEMAST, Uriety Veloso e a vereadora de Ji-Paraná, Solange Pereira.