São Lucas implanta laboratório de genética e curso de Nutrição é reconhecido pelo MEC
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Segundo a direção da faculdade, o prazo máximo concedido pelo MEC é resultado da avaliação positiva da comissão do MEC. O prazo de validade pode variar de um a cinco anos. A coordenadora do curso, professora mestre Marília Teixeira Berno, disse que o prazo máximo funciona como um crédito concedido pelo MEC pelo excelente trabalho desenvolvido durante o período de formação da primeira turma.
*Marília Teixeira também disse que o reconhecimento fortalece o currículo dos profissionais da área. Segundo a professora, o reconhecimento é a validação da formação do profissional pelo próprio MEC. Ela também destaca a importância do reconhecimento e da avaliação positiva no cenário estadual. ?Estamos provando que Rondônia pode ser um destaque no cenário nacional?, avalia.
*O diretor executivo da instituição, adm. Antônio Nogueira Neto, atribui o resultado a um conjunto de fatores proporcionados pela Faculdade São Lucas aos acadêmicos. ?A avaliação positiva é o resultado da reunião de uma excelente estrutura física, um amplo acervo bibliográfico e de um corpo docente e administrativo comprometido com o ensino?, enfatiza.
*O curso funciona no período diurno e conta na área de ensino com laboratórios específicos de Nutrição Experimental, Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos. Na área de extensão o curso mantém uma Clínica de Nutrição a disposição da comunidade que realiza, em média, 10 atendimentos por dia. O curso também se destaca pela execução de inúmeras atividades de orientação alimentar a população durante eventos públicos.
LABORATÓRIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
*A Faculdade São Lucas está na fase final de implantação do laboratório de Genética e Biologia Molecular. Nessa etapa estão sendo instalados os aparelhos de eletroforesi (horizontal) para visualização do DNA e de Proteínas. Na primeira fase foram instalados aparelhos termoscicladores (PCR) com capacidade de análises de 96 amostras de DNA e eletroporadores para clonagem molecular.
*Os equipamentos serão manuseados, ainda neste semestre, pelos acadêmicos nas aulas práticas e poderão ser utilizados para obtenção de diagnóstico clínico e para pesquisas científicas. A aquisição constante de aparelhos faz parte da filosofia da instituição de proporcionar aos acadêmicos equipamentos sofisticados que reproduzam o ambiente de trabalho.
*Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora doutora Patrícia Orlandi, a Faculdade São Lucas vai iniciar o ciclo de pesquisas científicas de professores e acadêmicos nos próximos dias. ?Aguardamos, apenas, a chegada do material de consumo para colocar o equipamento á disposição das aulas práticas nos cursos de Biologia e Biomedicina?, finaliza.
*A coordenadora explica que todos os alunos do curso de Biomedicina poderão utilizar estes equipamentos para diagnóstico molecular das patologias encontradas na região. Patrícia Orlandi revela que no curso de Ciências Biológicas os equipamentos serão aplicados na identificação molecular, melhoramento genético de plantas medicinais e na descoberta de novos microorganismos. ?Introduzimos a Faculdade São Lucas na nova Era da Genômica e Proteômica?, comemora.
*Patrícia Orlandi também avalia que a Faculdade São Lucas inovou ao conceber laboratórios com tecnologia que permitam a utilização didática com aula práticas e que, simultaneamente, podem contribuir com o desenvolvimento da região. ?Nossa instituição é pioneira ao integrar a Educação e a Extensão á Comunidade na área das Ciências Biológicas e Biomedicina em Porto Velho?, finaliza.
*Os novos equipamentos serão incorporados a mais moderna rede de laboratórios de instituições de ensino superior de Porto Velho. A Faculdade São Lucas conta, além das Clínicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, com laboratórios de Histologia, Anatomia, Microbiologia, Imunologia, Bioquímica, Fisiologia, Patologia/Parasitologia, Tecnologia de Alimentos, Nutrição Experimental, Informática, Laboratório Multidisciplinar de Técnicas Odontológicas, Citologia, Química, Cinesiologia, Enfermagem, Botânica, Zoologia, Hematologia e Biotério.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!