*A Ceron comemora os significativos avanços no Programa Luz Para Todos em Rondônia. As constantes inaugurações já levaram energia a 2. 365 famílias rondonienses desde agosto de 2005, quando iniciaram de fato as obras do Programa no Estado. As dificuldades iniciais enfrentadas pela empresa contratada, a Alusa Engenharia, dada a escassez de mão de obra qualificada na região, já foram superadas, assim a primeira fase do LPT será concluída até outubro deste ano.
*Para que as obras avancem ainda mais, a Alusa, que iniciou os trabalhos com apenas 15 equipes, já tem 65, que trabalham em ritmo acelerado para executar este, que é o maior programa de energização rural de Rondônia. A perspectiva é de que até abril mais 15 equipes estejam à disposição da empreiteira para adiantar as obras em todos os municípios do Estado.
*O Programa Luz Para Todos tem como fonte de financiamento o Governo Federal, que entra com 65% dos custos. A CERON, empresa executora, com 25% do total de investimentos e o Governo do Estado de Rondônia com os outros 10%. O programa prevê ainda levar energia para toda a zona rural de Rondônia até final de 2008, atendendo assim algo próximo de 48 mil famílias consumidoras.
*Nesta primeira fase, serão 5 mil famílias atendidas pela ligação totalmente gratuita da energia elétrica em comunidades rurais. Mas como a intenção é atender a 100% dessas comunidades no Estado, a CERON já encaminhou para a Eletrobrás o seu projeto de financiamento para segunda fase do programa, que terá como meta atender mais 12 mil consumidores rurais.
*Atualmente, disse Inácio Azevedo, por orientação do Ministério das Minas e Energia e da Eletrobrás, logo após o término e comissionamento das obras, a CERON energiza os ramais, com a realização de atos de ligação para que tão logo esteja pronta a obra, as pessoas já possam utilizar o benefício da energia elétrica em suas propriedades.