Encontro Estadual do MCC propõe mudanças na direção do Incra e apresenta propostas de pautas

Encontro Estadual do MCC propõe mudanças na direção do Incra e apresenta propostas de pautas

Encontro Estadual do MCC propõe mudanças na direção do Incra e apresenta propostas de pautas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Há três dias estão alojados no Centro Arquidiocesano de Pastoral na Br 364 a 14 km de Porto Velho os integrantes do Movimento Camponês Corumbiara na realização do 7º Encontro Estadual do MCC.

*Os Coordenadores camponeses entre outros membros do movimento estão discutindo as diversas pautas de como resolver da melhor forma o cumprimento dos trabalhos de responsabilidades do INCRA. Algumas das discussões estão: Presença das forças da ordem para retirada dos grileiros e fazendeiros de áreas de conflitos, especificamente em zonas da União e onde há um assentamento. O cumprimento da coordenação dos advogados do Meio Ambiente em recuperar recursos naturais de Rondônia, ou seja, das riquezas adquiridas de forma ilegal. Proteção e segurança à coordenadores do movimento pela Polícia Federal (na guerra pela terra, o que sobra são ameaças e transtornos para todos). Cobrança das soluções jurídicas para as áreas de conflito de Urupá, linha 45, Pamos, Corumbiara e a imediata substituição da direção do INCRA de Rondônia e de alguns integrantes do órgão.

*De acordo com denúncia de Adelino Ramos, um dos coordenadores do movimento, o INCRA de Rondônia teve que devolver para Brasília mais de R$100 milhões que deveria ser destinados à reforma agrária do Estado por ?incompetência? da direção da Instituição. ?Eles não fizeram no tempo determinado a demarcação das terras e o dinheiro voltou para os cofres da Federação. Por isso é nossa revolta com a direção. Queremos a substituição imediata das pessoas que não estão tendo competência para resolver nossos problemas?, argumenta o coordenador. Ele disse ainda que esse encontro e para planejar as ações que não foram cumpridas.

*Preocupados com o assentamento imediato de centenas de famílias pertencentes ao MCC, os coordenadores tiveram que contratar um topógrafo particular para a demarcação das terras. Os movimentistas alegam que o técnico irá respeitar todas as exigências do INCRA na prestação de serviço nas áreas em questão.

MULHERES NO MCC *Dentro do MCC existem diversos setores onde cada grupo fica responsável e resolver ou levar soluções a todos os segmentos. Entre eles está o Setor de Mulheres que tem como objetivo de buscar e defender o direito a saúde, a escola para as crianças, segurança, entre outros benefícios que é demanda, especialmente nos muitos acampamentos improvisados onde famílias inteiras passam a habitar de maneira a levar uma vida normal e nos padrões de conduta social disponíveis. *As mulheres não deixam passar barato e procuram sempre melhorar a situação de vida de seus entes queridos. ?Já conseguimos com o prefeito de Candeias, Chico Pernambuco professora para lecionar para as crianças de 1ª a 4ª séries?, diz Inês Machado uma das coordenadoras do Setor de Mulheres moradora do assentamento Flor da Amazônia, por exemplo. ?Queremos que as autoridades entendam que nós não estamos invadindo e nem matando gado de nenhum fazendeiro. Tudo os que eles estão dizendo são calúnias. Eles andam armados nos arredores de nossos alojamentos causando medo em nossas crianças e idosos?, determina Inês.

*Estiveram presentes no encontro o assessor jurídico de Candeias José Marinho de Medeiros (Águia Azul) a vereadora de Candeias Sângela Guerra do (PP) que foi convidada pelos coordenadores a conhecer de perto os problemas enfrentados pelo movimento. Em entrevista a Vereadora falou sobre o que poderá fazer pelo MCC. ? A hora que as terras estiverem regularizada estarei lutando para que os moradores desses lugares sejam beneficiados com estrada, iluminação, água dentre outra necessidades básicas?, finalizou a vereadora.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS