Milhares de processos antigos no TRT são eliminados após avaliação

Milhares de processos antigos no TRT são eliminados após avaliação

Milhares de processos antigos no TRT são eliminados após avaliação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região disponibilizou para eliminação nesta segunda-feira (13) cerca de 10 mil processos arquivados definitivamente entre os meses de junho de 1973 e 1985. Vários desses documentos e processos estavam arquivados há mais de 20 anos e foram apreciados pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, coordenada pela Diretoria de Serviço de Documentação e Informação do TRT. *A meta dos avaliadores é a eliminação de 40 mil processos, cumprindo assim uma das metas do Programa de Gestão Documental. Os processos e documentos serão triturados por uma empresa especializada e vendido ao preço de cinco centavos o kilo à indústria de reciclagem de papel. A arrecadação é toda repassada a Casa da Família Roseta, em Porto Velho, entidade filantrópica, que atende crianças vítimas de paralisia cerebral. *Em janeiro, foi feita a entrega do cheque da venda das primeiras 4,1 toneladas de papéis eliminados. Com a nova remessa de processos e documentos judiciais, a entidade ser beneficiada com a arrecadação de 6,7 toneladas. A diretora Liduína Maria das Chagas Lnadim admite que há dificuldades para realização dos trabalhos, mas afirma também que é muito gratificante constatar que de uma iniciativa como essa, resultam benefícios à sociedade. *O Programa de Gestão de Documentos Administrativos e Judiciais foi aprovado pela Resolução Administrativa n° 0001/2004, e visa garantir a realização de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, arquivamento, desarquivamento e acesso para avaliação de processos. *Para classificação dos documentos, os avaliadores se baseiam na tabela de temporalidade, que determina o prazo em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos, após um levantamento de toda a “massa documental” para identificação de todos os tipos de documentos produzidos pelas Unidades, a fim de estabelecer prazos de arquivamento. *Uma das preocupações da diretora do Serviço de Documentação e Informação é a grande produção de documentos no edifício-sede e nas Varas do Trabalho do interior de Rondônia e Acre, e Arquivo Geral. Por isso, uma das soluções encontradas pelos membros da comissão, visando a eliminação de papéis e documentos, e a conseqüente liberação de espaço físico, foi a doação de Diários Oficias encadernados ao Arquivo Geral do Estado, que substituirá os exemplares arquivados em blocos por coletâneas encadernadas, se beneficiando também com mais espaço físico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS