Procon alerta população para cuidados na compra de alimentos em bares e restaurantes

Procon alerta população para cuidados na compra de alimentos em bares e restaurantes

Procon alerta população para cuidados na compra de alimentos em bares e restaurantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Procon alerta os consumidores que freqüentam bares, restaurantes e lanchonetes, que devem prestar atenção antes mesmo de entrar nos locais. O primeiro passo é verificar se há uma cópia do cardápio, com o preço dos serviços e das refeições ofertadas, afixadas junto a entrada do estabelecimento.

*A afixação dos preços está estabelecida no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o consumidor deve, também, observar as condições de higiene do local. Na hora de pagar a conta, a orientação é a de que o consumidor verifique o valor dos itens consumidos.

*O Procon é um órgão da administração estadual ligado à Coordenadoria Geral de Apoio a Governadoria (CGAG), que vem recebendo investimentos no sentido de prestar serviços de qualidade ao cidadão, ?o objetivo do governador Ivo Cassol é cada vez mais disponibilizar e facilitar o acesso do cidadão aos seus direitos, ampliando e melhorando a qualidade de serviços oferecidos aos usuários dos órgãos públicos de maneira eficiente e segura? declarou o coordenador da CGAG Carlos Canosa.

*Alimentos - "Na compra de alimentos, os cuidados devem ser redobrados", salienta o coordenador. "Assim, é preciso observar sempre as condições do produto, pois o alimento estragado tem aspecto, gosto e cheiro diferentes do normal, e a ingestão de alimentos deteriorados e inadequados pode provocar doenças e intoxicações. Aqui também vale a indicação sobre as condições de higiene do local e dos encarregados do atendimento".

*Os produtos devem conter informações escritas nas embalagens e que precisam ser lidas antes da compra. Os dados devem estar em letras legíveis no rótulo e devem incluir, entre outros, a data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, modo de usar, origem e fabricante.

*Alimentos com embalagens estufadas, enferrujadas, amassadas, furadas, rasgadas, violadas ou que apresentem vazamento não devem ser adquiridas. Se o problema for notado somente quando o consumidor chegar em casa, a recomendação é a de retornar ao estabelecimento onde efetuou a compra a exigir a troca do produto.

*Alimentos "in natura" - Para os alimentos "in natura" - peixe, ovos, carne, entre outros - a verificação de carimbos dos serviços de inspeção é essencial, enquanto os produtos congelados devem apresentar uma névoa, que indica a baixa temperatura do balcão e boa condição de refrigeração. Estes produtos devem ser adquiridos no final compra, antes de se dirigir ao caixa.

*?O consumidor sempre deve exigir a nota fiscal do produto que está adquirindo ou do serviço contratado. A nota fiscal ou o ticket de caixa garantem a troca, em caso de irregularidade, sendo necessários para realizar uma reclamação junto ao Procon? explicou Canosa.

*Para efetuar denuncias o consumidor pode telefonar ou se dirigir a uma das unidades de atendimento no Estado, como: Procon Regional de Porto Velho no Shopping do Cidadão, Av. 7 de setembro, 830, centro, telefones (69) 216-1026, (69) 216-1018 (fax) ou 151; Regional de Ariquemes, rua natal, 2466 ? setor 3 (antigo Senac), telefones (69) 536-6842 e 536-1128 ou 151; Procon de Ji-Paraná rua Martins Costa, 249 ? Vila Jotão, (shopping do cidadão), telefones (69) 423-8065 ou 151 ou na regional de Vilhena, na Av. Celso Mazutti, 5147, telefones: (69) 322-4941 e 322-7106 ou 151.

*?Não hesite em denunciar, esclareça dos seus direitos. Se você já estiver nessa situação, procure o Procon, para orientar-se como resolver o seu caso? afirmou Carlos Canosa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS