*Começa, no dia 1º de março, às 14 horas, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano, relativa aos rendimentos obtidos em 2005. As regras foram divulgadas hoje (10) pela Receita Federal. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina no dia 28 de abril.
*A novidade é a criação de um campo que deve ser preenchido com o número do recibo da declaração do ano passado. O preenchimento desse campo não é obrigatório, mas a informação impedirá o envio de duas declarações de um mesmo contribuinte.
*Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, havia casos, raros, de pessoas que se queixavam de, ao fazer a declaração, serem informadas de que o documento já havia sido enviado. "Criamos uma medida que dará mais confiança ao contribuinte", disse.
*Adir explicou que, quando ocorrerem casos de declarações duplicadas, a Receita dará prioridade àquela que contiver o número do recibo da declaração anterior. Com o mesmo objetivo, há também a possibilidade, adotada já no ano passado, de o contribuinte optar por enviar um certificado digital.