*A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho desde a sua fundação há oito anos, vem evoluindo e crescendo cada vez mais e, portanto, sendo reconhecida como uma das mais conceituadas entidades de ensino superior do nosso estado. Durante este tempo de existência, a FIMCA esteve e continua voltada para seus objetivos: primar por manter ensino de qualidade para seus acadêmicos, manter laboratórios equipados com o que existe de mais moderno, contratação de docentes, que passam por testes de seleção e submetidos a uma banca examinadora rigorosa formada por doutores e mestres.
*Outra grande preocupação da Direção da FIMCA é a manutenção periódica do conhecimento. Para tanto mantém sempre renovado o acervo de sua biblioteca que conta atualmente com aproximadamente quinze mil volumes, entre livros, periódicos e multimeios a disposição dos alunos, não apenas da FIMCA e Metropolitana, como para os de outras faculdades e estudantes do 2º grau, que podem realizar pesquisas e consultas locais.
*Ocupando área de 385 m², a biblioteca é totalmente informatizada. Conta com cinco auxiliares e uma bibliotecária, Eliane Gemaque formada em Biblioteconomia pela UFPA, Universidade Federal do Pará, que trabalha na FIMCA há dois anos. Segundo Eliane, “a biblioteca oferece salas para estudo em grupo e individual, sala de estar, de multimeios (acervo em vhs), terminais com internet para pesquisa, acesso grátis ao sistema Birene, empréstimo de livros, assim como devolução e renovação, copiadora, acesso a internet e que os alunos contam com apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos”.
*A bibliotecária ressaltou ainda que “recebemos todos os jornais locais diariamente, além de revistas como Veja, Super Interessante, Galileu e Exame”. E acrescentou ainda a importância dos periódicos técnicos e científicos direcionados para áreas especificas de cada curso, e citou como exemplos os periódicos da Editora MAIO como um dos mais conceituados e finalizou dizendo que, publicações nacionais e internacionais completam o acervo e que entre agosto e dezembro de 2005, a FIMCA adquiriu novos títulos para todos os cursos, totalizando quase 80 mil reais em livros para reforçar e renovar a biblioteca.
*A biblioteca da FIMCA funciona de segunda a sexta-feira, das oito as 22 horas e nos sábados, das oito da manhã até meio dia.