*Foto/legenda: Sede do Ibama em Vilhena lacrada pela Polícia Federal
*
*A Polícia Federal está trabalhando desde a madrugada de sábado para elucidar um incêndio criminoso ocorrido nesta madrugada no escritório do Ibama de Vilhena. De acordo com informações preliminares, o prédio, que fica localizado na Avenida Marques Henrique, no centro da cidade, foi invadido por um homem armado por volta das três horas. Ele estava usando capacete de motoqueiro, e após render o vigia lançou gasolina na sala de recepção do órgão público, ateando fogo em seguida. Não se sabe ao certo como o vigia conseguiu dar o alarme sobre o ocorrido. O prédio foi lacrado pela Polícia Federal para os trabalhos de perícia.
*Segundo Carlos Aristeu Mergen, responsável pela representação do Ibama em Vilhena, ainda não foi feito levantamento do material destruído pelas chamas. Ele adiantou que, além de papéis houve danos em equipamentos. “Só após os trabalhos dos peritos será possível saber o que foi perdido, mas acredito que a rotina administrativa do órgão não será afetada”, declarou. Entretanto, ele ainda não sabe quando o estabelecimento federal retomará suas atividades normais. Mergen não tem dúvida quanto a ação criminosa do autor do incêndio. “A forma como a ação foi cometida não dá margem para dúvidas”.
*O gerente local do Ibama tem duas linhas de pensamento para elucidar o caso. “Sofremos ameaças no ano passado, e a própria natureza do nosso trabalho, com ênfase na fiscalização, acaba gerando descontentamento. Pode ser que o autor do crime tinha intenção de destruir processos”, argumenta. Por outro lado, ele não descarta a possibilidade do ocorrido ter sido uma tentativa de intimidação. Mergen afirma que agentes e o delegado da Polícia Federal que investigam o caso estão confiantes na resolução do crime nas próximas horas.