O secretário de Estado de Saúde, Milton Moreira recebeu ontem (01) para um café da manhã no gabinete da Sesau os quatro médicos aprovados no programa de Residência Médica. “A ação da administração Ivo Cassol teve como objetivo o aperfeiçoamento profissional e científico do médico e principalmente a melhoria da assistência à comunidade. A ação, pioneira em Rondônia, abrangeu cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia”, explicou o secretário da Sesau.
*Foi oferecida 2 (duas) vagas para especialização em Cirurgia Geral (Médico R-1) e 2 (duas) para Obstetrícia e Ginecologia (Médico R-1). O prazo de duração será de 2 (dois) anos para Cirurgia Geral e de 3 (três) anos para Ginecologia-Obstetrícia. Os médicos aprovados em ginecologia e obstetrícia foram Thaysa Brandão e Maria Manuela.* Em cirurgia geral foram Bianca Nicolini e Oziel Junior.
“O governo do Estado começa a trilhar um caminho pioneiro que promete revolucionar o processo de ensino da medicina no Estado, pois o funcionamento dos cursos de residência contribuirá diretamente no processo de fixação de profissionais médicos em Rondônia. Nossa meta é manter um padrão de excelência em qualificação” afirmou Milton Moreira.
*Segundo o diretor do Hospital de Base, Amado Rahhal a residência terá um conteúdo detalhado e atual “os residentes acompanharão aulas de profissionais especializados. Teremos uma medicina de evidência com competência”. Os médicos aprovados receberão uma bolsa de R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais) conforme o estabelecido pela CNRM, Lei Federal n. 10.405, de 1/1/2002, que será pago pelo Programa de Residência Médica da Sesau.
*Participaram também do café da manhã o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) Iran Gallo, a diretora da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron) Ângela Zocal, o diretor do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), a diretora do Laboratório Central de Rondônia (Lacen) e assessores técnicos da Sesau.