Cassol deverá explicar situação de penitenciárias em Conselho

Cassol deverá explicar situação de penitenciárias em Conselho

Cassol deverá explicar situação de penitenciárias em Conselho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) decidiu ontem (31) convidar o governador de Rondônia, Ivo Cassol, para explicar a situação carcerária no estado. A principal penitenciária de Rondônia, a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, conhecida como Urso Branco, desde 2002 vem sendo denunciada à Corte da Organização dos Estados Americanos (OEA) pelas péssimas condições de vida dos presos. *A Urso Branco tem capacidade para 350 detentos e, hoje, abriga cerca de mil. Nos últimos quatro anos, segundo dados de organizações dos direitos humanos, mais de 70 presos foram assassinados dentro da penitenciária. No final do ano passado, durante uma rebelião, 200 pessoas acabaram reféns e só foram libertadas depois que os presos tiveram suas exigências atendidas. *De acordo com o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e membro do CDDPH, Maurício Kuenhe, é necessário reformar o presídio e contratar novos agentes carcerários com urgência em Rondônia. "A vinda do governador deve ajudar muito, já que existe a necessidade de implantação de medidas financeiras para melhoria da cadeia. A questão dos agentes penitenciários é bastante urgente e quem tem autoridade máxima no estado pode prestar esclarecimentos", disse. *Keunhe liderou, no final do ano passado, uma comissão especial do conselho que supervisionou a aplicação das medidas determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação aos casos de desrespeito aos direitos humanos ocorridos na Urso Branco. Ele ressaltou que é muito importante a presença do governador de Rondônia, mas lembrou que o CDDPH não tem poder para convocar pessoas. A próxima reunião do conselho deve ocorrer no início do mês de março.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS