Semed toma medidas para preparar o ano letivo das escolas rurais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Não são poucas as dificuldades encontradas pela nova gestão na secretaria de Educação. Num primeiro momento, a Semed providencia de imediato medidas que garantam o funcionamento da rede. Questões como pintura, construção de mais salas e novas escolas serão providenciadas no decorrer do ano. Segundo os técnicos da Semed ?o mais importante agora é seguir a orientação da Secretaria para garantir a maior eficiência possível das ações no setor, também na Zona Rural?.
*Algumas escolas que ainda não foram nem inauguradas já precisam de alguns reparos e ajustes. É o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Freitas, no assentamento Joana D'árc, a 70 quilômetros de Porto Velho. A diretora Eliethe Niédina Maria da S. Gontijo assumiu recentemente a direção da escola e apresentou para a Semed um relatório de solicitações urgentes para atender alunos e professores. "O nosso desafio é diminuir o índice de evasão escolar que encontramos nesta escola. Com as primeiras medidas tomadas pela Semed, tais como a inclusão de ônibus e a garantia do apoio técnico-pedagógico, os pais de alunos estão mais confiantes na qualidade de ensino e na permanência dos filhos em sala de aula?, afirmou a diretora.
*De acordo com os técnicos pedagógicos, uma das novidades mais bem recebidas pelos moradores é a presença de um monitor dentro dos ônibus escolares para garantir a segurança dos alunos. Os monitores serão escolhidos entre a comunidade e pela própria comunidade.
ESTRADAS *Um dos maiores desafios para os moradores da Zona Rural é a condição das estradas, todas de chão, e que precisam urgentemente de reparos e de novas pontes. Para sanar o problema, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) iniciará uma operação tapa-buraco com a participação dos próprios moradores da região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!