Povo OroWari ocupa sede da Funai de Guajará-Mirim

Povo OroWari ocupa sede da Funai de Guajará-Mirim

Povo OroWari ocupa sede da Funai de Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 120 indígenas do povo oro wari´(Pakaa Nova) ocupam desde sexta-feira passado, dia 27 de janeiro, a sede da Funai de Guajará-Mirim. Eles procedem das terras indígenas Lage, Ribeirão, Pacaas Novos e Sagarana, dos municípios de Nova Mamoré e de Guajará-Mirim(RO).* Eles estão revoltados com o grave acidente acontecido no dia 25 de janeiro que resultou com a morte de 06 de seus parentes e deixou 17 feridos. *O caminhão fretado pela Funai capotou carregando na carroceria sacos de castanha e em cima da carga vinte e cinco pessoas. Os indígenas estão reivindicando a prisão imediata do motorista Jéferson Alves Cabral, que não possui carteira de habilitação e estava sob efeito de bebida alcoólica. *As lideranças responsabilizam o administrador da Funai de Guajará Mirim, o Sr. Dídimo Graciliano de Oliveira, que em 30 anos de administração é conhecedor da situação e até hoje não adquiriu transporte adequado. As lideranças exigem a exoneração do administrador e de toda a sua equipe. O atual administrador também é acusado de encobrir abusos de funcionários da Funai com bebida, mulheres indígenas e roubo de madeira e descaso no atendimento na sede da Funai. *No final de junho de 2005, as lideranças manifestaram na frente da sede da Funai pedindo a exoneração do servidor Edílson, responsável pela fiscalização, acusado de graves irregularidades denunciadas no Ministério Público Federal. O administrador prometeu que no prazo de um mês o servidor seria demitido, mas até hoje nada aconteceu. *Os Oro Wari reivindicam a presença do presidente da Funai de Brasília, exigem a nomeação de um novo administrador indicado por eles, assim como a aquisição de transporte para viajar com segurança até a cidade e comercializar seus produtos: caminhões, ônibus e barcos. As lideranças estão aguardando a vinda de mais pessoas das aldeias e garantem que só deixam a sede da Funai depois de terem as suas reivindicações atendidas. Vários setores da sociedade estão manifestando o seu apoio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS