1º de Fevereiro, Dia do Publicitário - Por: Geovani Berno

1º de Fevereiro, Dia do Publicitário - Por: Geovani Berno

1º de Fevereiro, Dia do Publicitário - Por: Geovani Berno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Quarta-feira, 1º de fevereiro comemoramos o Dia do Publicitário. Me pego a pensar em alguns referenciais que tenho desde os tempos da faculdade. Logo me vêm a mente Lula Vieira, Stalimir Vieira, Duda Mendonça, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Julio Ribeiro, Cristina Carvalho Pinto, entre tantos outros que fizeram e fazem a publicidade acontecer no Brasil e no mundo. *E é engraçado como atualmente muito se tem falado em nossa categoria e confesso, em alguns momentos fiquei envergonhado em ouvir nomes como Marcos Valério, o próprio Duda. E aí descubro que muitos destes nomes de renome não são formados em Comunicação Social. São formados em outras habilitações. *Vejo a luta dos profissionais jornalistas em defender seus interesses obrigando a ter diploma para atuar como jornalista. Fui um dos primeiros a brigar e achar isso uma vergonha. Mas acho que estão certos. Quem melhor para escrever uma boa matéria, uma boa notícia? Se bem que não é via de regra. Mas pelo menos defende a categoria. Agora, alguém viu o Sindicato dos Publicitários se levantar e defender ou condenar algum profissional? Claro que não, ele não existe. Pois a legislação diz que qualquer pessoa pode abrir uma agência de comunicação. Por isso que vemos tantas aberrações em Porto Velho e em muitas cidades Brasil afora. É vergonhoso. *Mas acho que nos últimos 10 anos - cheguei a Rondônia em 96 - a publicidade melhorou muito (me refiro a Rondônia). Agora precisamos melhorar a comunicação, produção e o marketing. As empresas precisam apostar nos profissionais que as instituições estão formando. Precisamos agora apostar em nossos talentos que vão analisar e criar diagnósticos dos problemas de comunicação. Oferecer ao cliente um planejamento, pesquisas, desenvolver campanhas mais criativas e eficientes e eficazes. Chega de atirar para todo lado e de investir sempre na mídia mãe (televisão). Precisamos criar e ousar mais. Planejar. E isso, somente um publicitário poderá oferecer a um cliente. Com raríssimas exceções se consegue algo semelhante. *Aqui em Porto Velho temos poucos donos de agência formados. Muitos com grande capacidade e com quem gosto de conversar e alguns donos de agência que são formados em Comunicação Social (evitarei citar nomes para não esquecer ninguém) e percebo que muitos se esforçam ao máximo para extrair de suas equipes e de si próprio soluções criativas para melhor comunicar. *Como a propaganda é inevitável, que ela seja a melhor possível. Mas para isso, precisamos que o cliente auxilie também, deixando sua agência livre para criar. Se a ela confiou seus segredos, confie na liberdade de expressão, na criatividade dos seus profissionais. Sejam sábios. *No mais, meus parabéns aos novos comunicadores sociais de Rondônia. Em especial aos meus queridos alunos que colam grau nesta sexta-feira, dia 03. A eles meu carinhoso abraço e desejo de muito sucesso. E apareçam na mídia só para explicar o sucesso de suas campanhas, não para explicar pagamentos indevidos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS