Nova Junta é instalada em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A partir de 31 de janeiro, todos os recursos contra decisões das agências do INSS em Rondônia e no Acre podem ser dirigidos à 29ª Junta de Recursos no Estado de Rondônia, que será instalada na segunda-feira (31) pelo ministro da Previdência, Amir Lando. A solenidade será às 14h30 no plenário da Assembléia Legislativa, em Porto Velho.
*Sua instalação significa ganho de tempo para os segurados da Região Norte. Para quem vive nos dois estados atendidos pela nova Junta, um recurso, que hoje leva um ano para ser julgado em Manaus, agora levará dois meses para ser resolvido; e para quem vive nos outros estados, a decisão desafogará a 1ª Junta de Recursos de Manaus, que até então atendia toda a região.
*Agora a Junta de Manaus terá mais agilidade. Até então, ela julgava cerca de quatro mil recursos por ano. Pelo menos metade desta demanda será dirigida à nova Junta. Rondônia e Acre apresentam uma média de 180 recursos por mês ? 2.160 por ano.
*A instalação da Junta também obedeceu ao objetivo de atender a grande demanda de todas as juntas do Brasil em 2005, quando será priorizado o julgamento de recursos represados no INSS por causa da greve de 2003, de agosto a dezembro. Em todo o País são cerca de 170 mil recursos.
*Quem vive em Rondônia também poderá acompanhar pessoalmente o andamento e julgamento de seu processo. Isso hoje é feito por telefone. Mesmo para quem vive no Acre, a distância será bem menor, caso seja necessário o comparecimento a um julgamento.
João Alberto Ferreira
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!