Empresa anuncia navegador que lê páginas da internet em voz alta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*O Opera 8.0 também responderá a comandos por voz e permitirá que os usuários aumentem os corpo das letras em até dez vezes.
*Os internautas também poderão criar os seus próprios "estilos", segundo os programadores da empresa. Isso permtirá que as páginas sejam vistas com as cores e as fontes escolhidas pelos usuários.
*"Nossa missão sempre foi oferecer a melhor experiência de internet para todos", diz Berit Hanson, porta-voz do Opera. "Então não queríamos que os deficientes visuais fossem excluídos dessa experiência."
DEFICIÊNCIA VISUAL *No entanto, o browser ainda não funciona com programas de leitura de tela especificamente usados por cegos, então seus recursos devem chamar mais a atenção daqueles com visão parcial.
*A companhia afirma que as características da nova versão não foram feitas apenas para deficientes.
*"Nossa idéia é dar o primeiro passo para que a interação entre homem e computador se torne mais natural", diz Hanson.
*"As pessoas não estão sempre em uma situação em que têm acesso a um teclado, então o novo Opera faz com que a internet possa ser uma experiência que não precisa das mãos para acontecer."
*Diferentemente de outros programas de reconhecimento de voz disponíveis no mercado, o Opera não requer que comandos sejam gravados para funcionar.
*Cerca de 50 comandos de voz estão disponíveis no navegador, e os usuários precisarão usar fones de ouvido com microfones acoplados.
*As ferramentas de voz, baseadas em uma tecnologia da IBM, só funcionarão, em um primeiro momento, com o sistema operacional Windows e em inglês.
*O browser pode ser baixado gratuitamente, mas vem acompanhado de banners comerciais.
*O Opera já é usado por cerca de 10 milhões de pessoas em diferentes sistemas operacionais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!