Adolescentes grávidas preocupam no Baixo Madeira

Adolescentes grávidas preocupam no Baixo Madeira

Adolescentes grávidas preocupam no Baixo Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Meninas. Um filho, dois. Casadas ou não. A gravidez precoce é um grave problema entre os jovens do Baixo Madeira. Lá não é difícil encontrar adolescentes casados, sem perspectivas e oportunidade, que mal aprenderam a viver e já têm a responsabilidade de dar alimentação, conforto e educação para uma criança. *De acordo com o chefe da Divisão da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), Samuel Pessoa, a Prefeitura deve que criar políticas de pública de intervenção social no Baixo Madeira, pois a juventude não pode ficar a mercê do esquecimento e da falta de oportunidades. “Não é admissível que os jovens daqui pulem etapas de suas vidas e de crianças passem a ser pais tão cedo, mesmo que isso seja um ranço cultural muito forte nesta região”, afirmou Pessoa. *Outro problema constatado foi o do alcoolismo entre os jovens. Ainda que avisos estejam expostos nos bares, é comum encontrar adolescentes embriagando-se nesses locais. “Não é difícil ver um menino de onze anos virando uma garrafa de conhaque”, disse um dos moradores de São Carlos. *Os programas do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Peti funcionam como uma válvula de escape para essas comunidades, que têm uma complementação em suas rendas através do dinheiro que é repassado às famílias com a contrapartida de que as crianças e jovens continuem freqüentando a escola. *A escola municipal Henrique Dias oferece ensinos fundamental e médio aos moradores do distrito, há uma quadra de esportes, que precisa de reformas e o calçamento das ruas está sendo feito pela Prefeitura. Outro trabalho de destaque em São Carlos é de combate à malária. Todos os dias agentes comunitários de saúde fazem a prevenção com fumacê pelas vielas da localidade. No posto de saúde, há laboratório para a lâmina e remédios para o combate à doença que ainda é que mais atinge a população ribeirinha. *O futebol é a grande paixão dos ribeirinhos. Jovens e adultos fazem do esporte o principal meio de interação social nessas comunidades. Os torneios entre localidades são muito esperados e disputadíssimos. Horas de viagem pelo Rio Madeira para chutar bola e fazer menos sofrível e rotineiro o dia-a-dia na beira do rio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS