Maravilhosa! Essa é a melhor definição para esta torta, que perfuma a casa inteira quando sai do forno. É linda e supersaborosa! Ótima para ser servida ainda quentinha, acompanhada por sorvete de creme, mas também fica divina depois que esfria. E você não precisa resistir, tá?
Para a massa
Ingredientes
-
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-
100 g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
-
½ xícara (chá) de creme de leite em lata (com o soro)
-
½ colher (chá) de sal
-
½ colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
-
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma para torta, sem fundo removível, com 25 cm de diâmetro de abertura e 19 cm de diâmetro de base.
-
Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Junte a manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga — quanto mais pedaços de manteiga estiverem espalhados pela massa, mais crocante ela vai ficar. Junte o creme de leite e amasse apenas até formar uma bola.
-
Corte ⅓ da massa, embale num saco e reserve na geladeira — ela será usada para fechar a torta.
-
Polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra o restante da massa até formar um disco de cerca de 35 cm, grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma — polvilhe farinha sobre e sob a massa durante o processo para não grudar na bancada.
-
Enrole a massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa no fundo e na lateral da fôrma para fixar. Com uma tesoura de cozinha, corte o excesso de massa deixando cerca de 1 cm de borda para fora da fôrma — assim fica mais fácil para fechar a tampa. Junte as aparas com a massa reservada na geladeira.
-
Com um garfo, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra o fundo da massa com um disco de papel-manteiga e preencha o fundo da fôrma com grãos de feijão para fazer peso.
-
Leve ao forno para pré-assar por 10 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio de maçã.
Para o recheio e montagem
Ingredientes
-
4 maçãs verdes
-
1 xícara (chá) de açúcar
-
3 colheres (sopa) de caldo de limão
-
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
-
1½ colher (chá) de canela em pó
-
noz-moscada ralada na hora a gosto
-
½ xícara (chá) de farinha de rosca
-
1 ovo para pincelar
-
2 colheres (sopa) de açúcar demerara para polvilhar
Modo de preparo
-
Lave, seque e corte as maçãs ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, retire o miolo com as sementes. Apoie a parte plana da maçã na tábua e corte em fatias bem finas de cerca de 0,2 cm.
-
Transfira as fatias de maçã para uma tigela grande, junte o caldo de limão, a canela, a baunilha, a noz-moscada e o açúcar e misture delicadamente com as mãos para não quebrar.
-
Com cuidado, retire os feijões e o papel-manteiga da massa pré-assada. Polvilhe metade da farinha de rosca (¼ de xícara [chá]) no fundo da base pré-assada — a farinha impede que a massa umedeça e ainda forma um creminho com o caldo da maçã.
-
Transfira o recheio de maçãs para a fôrma, deixando um volume um pouco mais alto no centro — regue com o caldinho que tiver se formado na tigela. Polvilhe na maçã o restante da farinha de rosca.
-
Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com um garfo apenas para misturar a clara com a gema. Pincele ovo na borda da base da torta.
-
Abra a massa reservada com o rolo, formando um disco; enrole sobre o rolo e desenrole sobre o recheio para cobrir a torta.
-
Com a ponta dos dedos, pressione a borda da tampa na borda da base para selar. Corte o excesso de massa apenas para nivelar, deixando cerca de 1 cm de borda livre acima da fôrma.
-
Enrole a borda de massa sobre ela mesma por toda a circunferência da torta. Com a ponta dos dedos, belisque a massa da borda, pressionando contra a lateral da fôrma para decorar.
-
Com a ponta de uma faca, faça 4 cortes em cruz no centro da torta — além de decorar, esses cortes funcionam como saída de vapor do recheio. Pincele o ovo batido sobre toda a torta e polvilhe o açúcar demerara.
-
Leve a torta ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até dourar. Retire a torta do forno e aguarde 20 minutos antes de cortar — assim o vapor interno da torta termina de sair e o caldinho do recheio não escorre.
Pode congelar
Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador nem pega o gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média); desembale e transfira a torta para uma assadeira. Leve a torta direto ao forno (ainda congelada): o tempo pode variar, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.