DIA MUNDIAL: Brasil é o quarto maior produtor de Melancia no mundo

Por ter um ciclo curto de produção, a melancia gera retorno financeiro em poucos meses trazendo renda e sustentabilidade para a agricultura familiar

DIA MUNDIAL: Brasil é o quarto maior produtor de Melancia no mundo

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje (26/11) é dia de um dos frutos mais consumidos no Brasil e no mundo, a melancia. Sua origem é africana, mas ela passou a ser consumida no mundo inteiro por seu sabor levemente doce e sua polpa suculenta. Ela é rica em água, fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo, como as vitaminas C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio.
 
Por meio de políticas públicas que impulsionam a produção e a comercialização, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) tem apoiado milhares de famílias agricultoras que encontram na melancia uma importante fonte de renda, sustentabilidade e inclusão no mercado nacional. O cultivo da fruta é exemplo do impacto transformador que o trabalho no campo traz para a economia e a segurança alimentar do país.
 
 
Cultivo diversificado e sustentável
 
A melancia é uma planta rasteira que pertencente à família das cucurbitáceas. No Brasil, há duas maneiras de cultivo, sequeiro e irrigado, sendo que na região Nordeste estão os centros mais produtivos da fruta. Do plantio, que pode ser feito em sementes ou mudas, até o período da colheita, são entre 80 e 100 dias.
 
De acordo com o Agrianual de 2022, o Brasil é o quarto maior produtor de melancia do mundo, ficando atrás da China, Turquia e Índia e a agricultura familiar tem papel fundamental na conquista desse título. O fruto é produzido em todas as regiões do país, mas a Região Nordeste está no topo da cadeia produtiva da melancia em área plantada e quantidade produzida, correspondendo a 37,5% da produção nacional.
 
No Brasil, a melancia é o terceiro fruto mais apreciado no mercado nacional e uma das culturas mais plantadas pela agricultura familiar, por sua praticidade e curto tempo.
 
Segundo dados do IBGE, em 2023, o Brasil produziu mais de 1,7 milhão de toneladas de melancia, em mais de 150 mil estabelecimentos rurais. A Bahia foi o estado que mais produziu a fruta, no ano passado.
 
O Nordeste lidera em termos de área colhida e de produção (37,5%), com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Em seguida está a Região Sul, que representa 16,8% da produção de melancia do País. As regiões Centro-Oeste e Norte tem uma produção próxima, sendo responsáveis por 16,6% e 16,4% respectivamente. A Região Sudeste representa 12,7% da produção nacional.
 
Uruana, em Goiás, é a "Capital Brasileira da Melancia", referência em tecnologia de cultivo e qualidade. A cidade possui até um festival anual dedicado à fruta, onde acontecem competições de plantio e colheita e comercialização de produtos feitos com a fruta, além do concurso de Miss Melancia.
 
 
Importância para a agricultura familiar
 
Por ter um ciclo curto de produção, a melancia gera retorno financeiro em poucos meses. Esse fator é essencial para as famílias agricultoras, especialmente em regiões de clima semiárido, onde a fruta se adapta bem. Além disso, a demanda constante no mercado interno e externo torna o cultivo uma opção viável para diversificação e ampliação da renda.
 
Programas de incentivo do MDA, como linhas de crédito específicas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e políticas de acesso ao mercado, têm sido fundamentais para que agricultores familiares possam investir em tecnologias de irrigação, insumos de qualidade e práticas sustentáveis, aumentando a produtividade e promovendo o manejo consciente dos recursos naturais.
 
Por meio de iniciativas como Assistência Técnica e Extensão Rural, o MDA apoia os agricultores familiares no cultivo de melancia e outras culturas. Essas ações buscam não apenas melhorar a renda das famílias, mas também fortalecer a segurança alimentar do país, garantindo que alimentos frescos, saudáveis e de qualidade cheguem à mesa dos brasileiros.
 
Neste Dia Mundial da Melancia, o MDA celebra os agricultores familiares que, com dedicação e inovação, transformam o cultivo dessa fruta em um exemplo de sucesso e sustentabilidade. A melancia é um símbolo de como a agricultura familiar pode refrescar a economia do Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS