COMEÇOU JUNHO: Receita de pipoca doce caramelada

É dourada, sequinha e muito crocante. Confira o modo de preparo

COMEÇOU JUNHO: Receita de pipoca doce caramelada

Foto: Reprodução de Panelinha

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dourada, sequinha e muito crocante, esta pipoca caramelada também vai estourar na sua casa! O modo de preparo é infalível, e garante que o caramelo não queime no fundo da panela. Boa pra festas, pro lanche da tarde, pro cineminha… Boa sempre!
 
Confira o modo de preparo!
 
INGREDIENTES
 
- ½ xícara (chá) de milho para pipoca (cerca de 100 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 50 g de manteiga
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 pitada de sal
 
MODO DE PREPARO
 
1. Numa panela grande, coloque o óleo, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e abaixe o fogo.
 
2. Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até que o tempo entre o estouro de uma pipoca e de outra seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares — assim os grãos de milho estouram por igual.
 
3. Transfira a pipoca para uma assadeira grande (ou travessa) e reserve. Lave e seque bem a panela — ela vai ser usada para fazer o caramelo.
 
4. Coloque o açúcar na panela e leve ao fogo médio. Deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, por cerca de 3 minutos, ou até que o açúcar se dissolva completamente e vire um caramelo dourado. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa com a espátula até derreter. Junte o bicarbonato e misture bem para incorporar no caramelo — ele vai espumar e aumentar de volume.
 
5. Transfira a pipoca estourada para a panela de uma só vez e misture com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima e raspando bem o fundo da panela para cobrir toda a pipoca com o caramelo — quanto mais rápido, melhor, assim você evita que o caramelo endureça antes de conseguir cobrir todas as pipocas.
 
6. Volte as pipocas caramelizadas para a assadeira e, se quiser adicionar mais uma camada de sabor, tempere com uma pitada de sal. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — o caramelo vai ficar sequinho e a pipoca, bem crocante, formando uma placa.
 
7. Solte as pipocas, quebrando com as mãos, e sirva a seguir (ou armazene num pote com fechamento hermético por até 5 dias).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS