OPERAÇÃO PÁSCOA: Ação visa verificar produtos e garantir segurança nas compras neste período

A ação visa garantir fidelidade das indicações de peso e volume nos itens relacionados à Páscoa

OPERAÇÃO PÁSCOA: Ação visa verificar produtos e garantir segurança nas compras neste período

Foto: Assessoria

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) deu início à “Operação Páscoa”, uma ação especial voltada para a verificação em laboratório de produtos típicos desta época do ano. A iniciativa visa garantir a fidelidade das indicações de peso e volume nos itens relacionados à Páscoa, como chocolates, ovos de chocolate e embalagens para venda desses produtos.
 
O presidente do Ipem/RO, Carlos Albuquerque ressaltou sobre a ação. “O nosso objetivo é proteger os consumidores durante suas compras, o Ipem-RO realizará exames minuciosos em laboratório para confirmar se os produtos estão sendo comercializados, conforme as normas e padrões estabelecidos. Itens como ovos de chocolate, chocolates diversos como bombons, trufas e formatos variados, além de embalagens específicas para a venda de itens da Páscoa, serão submetidos a essas verificações”, explicou.
 
As amostras foram coletadas em diversos estabelecimentos, desde pequenos mercados até grandes lojas especializadas, abrangendo diferentes portes e variedades de produtos.
 
Todas as análises serão realizadas, simultaneamente, no laboratório do Ipem-RO, garantindo um processo eficiente e rigoroso.
 
De acordo como o diretor Técnico e Operacional, Jean da Costa Ferreira, “em conformidade com o plano de trabalho pactuado entre Rondônia e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como em nível nacional, deu-se início às atividades da ‘Operação Páscoa’, objetivando a proteção do consumidor e a verificação dos produtos pré-embalados pela equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia. Os produtos são coletados e levados até o laboratório do Ipem-RO, onde passarão por perícia para a verificação se a quantidade declarada pelo fabricante é de fato, a quantidade declarada no produto”, referenciou.
 

 

TRANSPARÊNCIA
 
As amostras foram coletadas em diversos estabelecimentos
 
 
É importante ressaltar que todos os produtos embalados, considerados como pré-medidos (pesados sem a presença do consumidor), devem informar obrigatoriamente, o peso ou volume na embalagem. Esta ação do Ipem-RO reforça o compromisso com a transparência e qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores durante o período da Páscoa, assegurando que as compras sejam feitas de forma justa e confiável.
 
Segundo o metrologista do Ipem/RO, Elli Maus. “o papel do Instituto em fiscalizar a quantidade declarada pelo fabricante na embalagem, é fundamental para garantir a justa concorrência entre as indústrias e consequentemente, o consumidor é beneficiado, pois tem a certeza que está pagando pelo que consta no rótulo”, afirmou.
 
A operação visa, também, orientar e conscientizar os comerciantes sobre a importância de seguir as normas de pesagem e embalagem, estabelecidas pela legislação vigente, para contribuir com um período de Páscoa mais seguro e satisfatório para todos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS