PISCICULTURA: Investimento reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

O Governo do Estado dobrou a aposta na oportunidade e fortalece o Tambaqui rondoniense ao mercado internacional com as possibilidades gastronômicas que o produto oferece

PISCICULTURA: Investimento reflete na procura internacional pelo Tambaqui rondoniense

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A economia da região do Vale do Jamari vive a expectativa de maior crescimento com novo avanço da piscicultura do Estado que está sendo amplamente divulgada pelo Governo de Rondônia durante a realização da Seafood/Boston, evento que acontece nos Estados Unidos da América, que reúne os maiores especialistas em peixes de todo o mercado internacional.
 
O Governo do Estado dobrou a aposta na oportunidade e fortalece o Tambaqui rondoniense ao mercado internacional com as possibilidades gastronômicas que o produto oferece. Países como Israel e os EUA já demonstraram interesse em mais esta linha comercial com o Brasil e quem ganha muito com isso é o Estado de Rondônia, que se torna referência produtiva em mais um segmento alimentício. 
 
 
Com novas oportunidades, o Vale do Jamari ganha mais importância socioeconômica para Rondônia porque é referência estadual na criação de peixes em cativeiro, notadamente o Tambaqui, que é um pescado nativo e que se comporta muito bem em tanques artificiais, tornando a produção mais equilibrada e eficiente para o mercado. 
 
Em uma segunda linha de trabalho, o Governo de Rondônia intensificou seus investimentos na região para construir pontes de concreto, estabelecer manutenções periódicas de estradas estaduais a fim de colaborar com os produtores, garantindo escoamento seguro de produção e melhorando as rotas comerciais do Estado.
 
 
O Governo do Estado também oferece por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (IDEP) cursos gratuitos de capacitação em piscicultura e frigorífico, de modo que com mais demanda, o mercado rondoniense tenha condições estratégicas para atender o volume de compra. 
 
Todo trabalho que Rondônia faz neste sentido tem surtindo resultados importantes que mostram que o Estado está no caminho certo no que diz respeito ao incentivo à produção de pescado. O “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”, aponta que Rondônia é o Estado da região Norte com o maior volume de produção de peixes, ficando em 3° lugar no ranking nacional. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) mostram que o Estado produziu 57,2 mil toneladas de peixes no ano passado e com a abertura de novos mercados. 
 
 
SEAFOOD/BOSTON
 
A Seafood/Boston é uma das feiras mais importantes do mundo em se tratando de comércio de peixes. O Governo de Rondônia instalou um stand no evento e levou 80 kg de Tambaqui que foram preparados das mais variadas maneiras e servidos a investidores na condição de argumento para convencê-los que a carne do pescado possui condições para compor o cardápio internacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS