DOCINHO: Aprenda a fazer cocada branca

Confira essa receita tradicional de apenas três ingredientes

DOCINHO: Aprenda a fazer cocada branca

Foto: Panelinha / Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O tio da cocada nunca mais apareceu? Prepare você mesmo uma cocada tradicional. Aquela que combina apenas coco fresco e calda de açúcar. Sim, aquela que tem miolo bem úmido e uma casquinha fina. Ah, não é fácil achar coco fresco por aí? Sem problemas, dá para usar o coco congelado!
 
 

INGREDIENTES

— 2½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
— 1½ xícara (chá) de açúcar
— 1 xícara (chá) de água
 
 
 

MODO DE PREPARO

 
1. Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.
 
2. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
 
3. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.
 
4. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
 
5. Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.
 
 

NÃO TEM COCO FRESCO?

Pode usar a versão congelada sem problemas. Deixe o coco descongelar completamente na geladeira antes de preparar a receita.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS