NATALESCA: Salada de arroz com pepino e uva-passa

Confira o modo de preparo para essa receita refrescante!

NATALESCA: Salada de arroz com pepino e uva-passa

Foto: Panelinha / Reprodução

Mistura maravilhosa de texturas poderia ser o nome desta receita. O arroz sete cereais fica delicioso com a crocância e o frescor do pepino; tem ainda a uva-passa, o molho agridoce e o toque picante do gengibre. O melhor é que dá para fazer até um dia antes de servir. É prática, fresca e festiva.
 
Confira o modo de preparo!
 
 

INGREDIENTES

 
— 2 xícaras (chá) de arroz sete cereais
— 2 pepinos japoneses
— ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
— 6 xícaras (chá) de água
— ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
— ½ xícara (chá) de azeite
— ¼ de xícara (chá) de mel
— 1 colher (chá) de gengibre ralado
— sal
— pimenta-do-reino moída na hora a gosto
— 6 ramos de hortelã
— 4 ramos de salsinha
 

MODO DE PREPARO

1. Numa panela média, leve a água ao fogo alto para ferver. Adicione 2 colheres (chá) de sal, junte o arroz e diminua o fogo para médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos — os grãos devem estar cozidos mas ainda firmes. Enquanto o arroz cozinha, prepare o restante dos ingredientes.
 
2 .Com uma escovinha para legumes, lave os pepinos sob água corrente e seque bem. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta de uma colher, raspe e descarte as sementes. Corte cada metade em tiras de 1 cm e as tiras em cubos de 1 cm.
 
3. Lave e seque as folhas de hortelã e de salsinha e reserve algumas folhas inteiras para decorar. Na tábua, empilhe as folhas de hortelã, enrole e fatie fino. Pique grosseiramente a salsinha.
 
4. Para o molho: num pote (que tenha tampa), coloque o azeite, o vinagre, o mel, o gengibre ralado, as ervas picadas e uma pitada de sal e de pimenta. Tampe e chacoalhe bem para misturar.
 
5. Assim que o arroz estiver cozido, escorra numa peneira e passe sob a água corrente para esfriar e cessar o cozimento. Deixe escorrer bem a água e transfira para uma tigela.
 
6. Adicione o pepino e a uva-passa; regue com o molho e misture bem. Sirva a seguir com as folhas de hortelã e salsinha reservadas. Se preferir, mantenha a salada na geladeira até 1 dia antes de servir (nesse caso, finalize com as folhas inteiras de salsinha e hortelã na hora).
Direito ao esquecimento
Como você classifica o mandato do prefeito Moisés Cavalheiro em Itapuã do Oeste?
Como resolver o problema dos animais de rua?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS