PARA COMER: Pavetone natalino com pêssego

Essa receita mistura o melhor do Natal: piada do tio do pavê e a sazonalidade do panetone

PARA COMER: Pavetone natalino com pêssego

Foto: Reprodução de Panelinha

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Transforme o panetone e a lata de pêssego da cesta de Natal nesta sobremesa deliciosa. Se você não tiver taça, ou se preferir, monte em um refratário. Não vai faltar assunto para o tio do pavê!


Confira o modo de preparo!


PARA O CREME

INGREDIENTES


— 1 litro de leite
— 6 gemas (reserve 4 claras para o merengue)
— 1 xícara (chá) de amido de milho
— 1¼ de xícara (chá) de açúcar
— raspas de 1 laranja-baía
— 4 bagas de cardamomo
— 2 colheres (sopa) de manteiga gelada


MODO DE PREPARO

1. No pilão, bata levemente o cardamomo para abrir a baga; retire as sementes e bata bem para triturar.


2. Numa panela média, coloque o leite, metade do açúcar e o cardamomo e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue — cuidado para não deixar o leite derramar!


3. Numa tigela média, misture bem as gemas com o restante do açúcar e o amido de milho, usando um batedor de arame, para formar um creminho.


4. Aos poucos, de concha em concha, vá adicionando metade do leite quente às gemas, mexendo bem a cada adição — esse processo, chamado de temperagem, evita que as gemas cozinhem no leite quente e o creme talhe.


5. Transfira a mistura de gemas para a panela com o leite e leve ao fogo baixo. Mexa bem com o batedor de arame até o creme engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga e as raspas de laranja.


6. Transfira o creme ainda quente para uma tigela e cubra com um filme, de modo que ele fique em contato com o creme, para que não se forme uma película grossa. Leve à geladeira para esfriar por cerca de 2 horas.

 


PARA O MERENGUE E A MONTAGEM

 

INGREDIENTES


— 1 panetone (400 g)
— 1 lata de pêssego em calda (8 metades de pêssego)
— 4 claras de ovo
— 1 xícara (chá) de açúcar


MODO DE PREPARO


1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio — ela vai servir de base para o banho-maria. Numa tigela de vidro refratário (ou de inox), coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos. Para ter certeza de que está no ponto, retire com uma colher uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.


2. Transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue brilhante. Passe o merengue para uma tigela, raspando bem com uma espátula de silicone. Reserve.


3. Coloque o creme de confeiteiro gelado na tigela da batedeira (nem precisa lavar) e bata com a pá para que fique mais liso — assim é mais fácil de montar o pavê.


4. Sobre uma tigela, passe os pêssegos por uma peneira e deixe escorrer bem a calda — não descarte a calda, ela vai ser usada para umedecer o panetone. Corte cada metade de pêssego ao meio no sentido do comprimento. Corte o panetone em 4 fatias no sentido da largura.


5. Numa taça de vidro grande (com pé) de 19 cm de diâmetro e 13 cm de altura (ou com capacidade para 3 litros), coloque uma das fatias de panetone. Com as mãos, corte outra fatia em pedaços para preencher os espaços vazios do fundo da taça, formando a primeira camada do pavê.


6. Com uma colher, regue o panetone com cerca de ¼ de xícara (chá) da calda de pêssego. Cubra a camada de panetone com metade do creme de confeiteiro, deixando cerca de 1 cm de borda de panetone livre.


7. Distribua metade do pêssego cortado ao redor do creme e, com uma colher, termine de espalhar o creme, junto ao pêssego — assim as camadas do pavê ficam bem visíveis na taça.


8. Faça mais uma camada de panetone, calda, creme e pêssego. Cubra com o merengue, formando picos — quanto mais rústico, mas bonito fica. Se quiser dar uma caprichada na apresentação, queime o merengue com o maçarico.

9. Leve o pavê para a geladeira e deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de servir — quanto mais tempo na geladeira, mais gostoso o pavê fica. Se preferir, monte o pavê no dia anterior.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS