1. 1 xícara (chá) de arroz parboilizado
2. 1 beterraba
3. 2½ xícaras (chá) de água
4. ½ cebola-roxa
5. 1 colher (sopa) de azeite
6. 1 folha de louro
8. ½ colher (chá) de vinagre de vinho tinto
MODO DE PREPARO
1. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte a beterraba em cubos pequenos de 1 cm. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
2. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro, a beterraba, o arroz e misture bem.
Meça 2 ½ xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Adicione o vinagre, tempere com o sal, misture e aumente o fogo para médio, não mexa mais.
3. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
4. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva a seguir.
VERSÃO TRADICIONAL
Para fazer a receita com o arroz comum (longo polido), siga o modo de preparo mas use 2 xícaras (chá) de água fervente para cozinhar 1 xícara (chá) de arroz.