BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

DELÍCIA: Receita de doce de abóbora em pedaços com cal para a sobremesa

É bem simples de preparar e fica pronto rapidinho!

TUDO RECEITAS

14 de Novembro de 2020 às 11:54

Foto: Divulgação

Sabe aquele doce de abóbora em quadradinho que fica crocante por fora e macio por dentro? Tem um truque e ele se chama cal virgem, um pó branquinho usado em construção e ingrediente obrigatório usado pelas doceiras do interior quando querem fazer esse tipo de doce tradicional! com certeza vai trazer memórias de infância. Ele é bem simples de preparar e exige pouco tempo de fogão. Confira abaixo como preparar!

Ingredientes 
 
 1 quilograma de abóbora
 3 xícaras de açúcar (480 gramas)
 1 xícara de água (240 mililitros)
 ½ xícara de cal virgem (cal viva)
 1 colher de chá de cravo da Índia
 2 paus de canela
 açúcar cristal ou nozes picadas para finalizar (opcional)
 
Modo de preparo
 
- Comece por descascar a abóbora e retirar as sementes; Depois corte em fatias com cerca de 2 dedos de espessura e pique em pedaços pequenos.
 
DICA: Que tipo de abóbora é boa para fazer doce? Prefira usar a abóbora de pescoço, também chamada de abóbora seca, ou a abóbora moranga.
 
- Coloque a abóbora numa vasilha grande, cubra com água, junte a cal e mexa. Deixe de molho por 3 horas.
 
Qual a função do cal no doce de abóbora?
 
No preparo do doce de abóbora, a cal virgem é responsável por deixar a abóbora com uma consistência crocante por fora e macia por dentro. Além disso ajuda o organismo a absorver 27% mais cálcio. Você pode adquirir facilmente a cal virgem em casas ou lojas de materiais de construção.
 
- Após esse tempo escorra a abóbora e enxague com água corrente. Coloque numa panela o açúcar, 1 xícara de água, o cravo e a canela em pau e leve ao fogo. Quando essa calda ferver, coloque a abóbora e deixe cozinhar por 20-30 minutos.
 
- Por fim retire a abóbora caramelada do fogo e coloque numa peneira, para secar. Finalize polvilhando o açúcar cristal ou nozes picadas e está pronto seu delicioso doce de abóbora tradicional! Prove e diga nos comentário o que você achou.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS