FRUTO: Oito curiosidades sobre a pupunha que você não sabia mas deveria saber

Esse pequeno fruto colorido, que varia do amarelo para o vermelho, contém alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em vitamina A, com propriedades antioxidantes e benéficas para a visão e para a pele

FRUTO: Oito curiosidades sobre a pupunha que você não sabia mas deveria saber

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pupunha é um fruto da Amazônia derivada de uma palmeira. É um alimento muito apreciado pelo povos da Amazônia, consumido na forma cozida. 

 

Veja o porquê: 

 

. Preferida dos Incas: Curiosamente, a pupunha era um dos alimentos preferidos do povo inca. Por ser bastante abundante e nutritiva, o fruto era considerado um dos mais importantes para a sobrevivência das tribos.

 

. Invasores malvados: Segundo relatos, com a chegada dos espanhóis ao Continente Americano, lá pelo século XVI, uma das estratégias para subjugar os povos indígenas era justamente destruir as palmeiras dessa fruta, prejudicando sua alimentação. 

 

. Rica em vitamina A: Esse pequeno fruto colorido, que varia do amarelo para o vermelho, contém alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em vitamina A, com propriedades antioxidantes e benéficas para a visão e para a pele. 

 

. Combate a fome: Carnudos, farinhentos e oleosos, são alimentos extremamente versáteis, nutritivos e calóricos, garantindo o sustento de milhares de famílias pobres da Amazônia. 

 

. Cozida e com café: Costumam ser cozidos, apenas com água e sal e consumidos no café da manhã e nos lanches da tarde, substituindo o pão, mas também podem servir na produção de sucos, mousses, sorvetes, óleos e farinhas, que podem ser usadas no preparo de pães e bolos. 

 

. Madeira da boa: Além dos frutos deliciosos e do palmito, a planta ainda oferece uma madeira de ótima qualidade. O material lenhoso, de alta densidade e rigidez é excelente para a produção de móveis e artigos de decoração, apresentando uma superfície bastante lisa e resistente. 

 

. Coquinho: Após fervida a pupunha, dentro do seu caroço, é encontrado um coquinho (coco em miniatura, que na verdade é a semente do vegetal), que dizem provocar diarreia, mas são bastante apreciados.

 

. Emburrece nada: para evitar que crianças comessem este coquinho, os adultos de antigamente informavam ( muitas inclusive acreditando ser verdade o que foi repassado a eles) que ele "emburrece" quem se alimentasse deles. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS