Fundada em 2019 pelo Contramestre Pesado (Railander Brito), a Associação Vida Capoeira surgiu da necessidade de um grupo de capoeiristas em buscar parcerias com o poder público para oferecer projetos culturais e esportivos a crianças, jovens e adultos de comunidades carentes.
Em 2021, a associação inaugurou o Centro Cultural Vida Capoeira, localizado na Rua Padre Angelo Cerry, 2011, em São João Bosco, Porto Velho, onde realiza atividades de segunda a sábado, em turnos matutino, vespertino e noturno.
Com quase 60 inscritos, a associação conta com o apoio do Banco da Amazônia para oferecer aulas gratuitas de capoeira para 30 crianças e adolescentes de 13 a 17 anos. À medida que o projeto se aproxima do seu término, o centro cultural se prepara para o Festival de Capoeira Iê Viva a Amazônia, uma celebração onde todos os alunos da rede se graduarão e darão continuidade ao trabalho do grupo.
Os interessados em participar do projeto podem se inscrever no Centro Cultural, que está aberto para novos alunos nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 20h, terças e quintas, das 18h às 19h, e sábados, das 15h às 17h.
A Associação Vida Capoeira continua a impactar positivamente a vida dos jovens na comunidade, promovendo a valorização da cultura e o desenvolvimento pessoal por meio da capoeira.