LOURO PRATEADO — O canoísta Isaquias Queiroz ganhou mais uma medalha olímpica. Na tarde francesa desta sexta-feira (09), o brasileiro de 30 anos conquistou a prata na prova C1 1.000 m da canoagem de velocidade.
Foi o quinto pódio ocupado por Queiroz, que conquistou duas pratas (C1 1.000 m e C2 1.000 m) e um bronze (C2 200 m) nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 e um ouro (C1 1.000 m), em Tóquio, em 2021.
Isaquias é exemplo de superação e zelo com a saúde mental - especialmente quando comparado com outros medalhistas olímpicos. O canoísta teve uma temporada ruim em 2023 quando, esgotado física e mentalmente, decidiu descansar no seio da família, que é da Bahia, e competir com menos intensidade. "Vi tanta gente me massacrar por um ano ruim. Mas eu falei: 'Tudo bem, não tem problema, o foco é Paris, não é o Mundial”, disse Isaquias à Folha de SP.
Ele cogitou deixar o esporte, mas o apoio da família fez com que o atleta abrisse as águas até o pódio de Paris. "Eu estava muito sobrecarregado, mentalmente, psicologicamente, muito estresse mental. Eu não conseguia raciocinar direito, explodia em casa por qualquer coisa, com o Sebastian", afirmou o medalhista, que procurou ajuda médica. "Falei: 'Não sei o que está acontecendo, estou descontando no meu filho, não tem nada a ver'."
Com a última conquista de Isaquias, o Brasil agora acumula 16 medalhas nos Jogos Olímpicos parisienses. Até o momento, o país conquistou duas medalhas de ouro, seis pratas e oito bronzes e é o 19º no ranking geral das Olimpíadas 2024.
Na canoagem em dupla, junto com Jacky Godmann, Isaquias foi para as oitavas - mas ficou de fora do pódio. FOTO: Alexandre Loureiro / COB
Quais foram as medalhas do Brasil?
Ouro - Bia Souza, no judô e Rebeca Andrade, na ginástica artística
Prata - Willian Lima, no judô; Caio Bonfim, na marcha atlética; Tatiana Weston-Webb, no surfe; Isaquias Queiroz, na canoagem velocidade; e duas de Rebeca Andrade, no individual geral e no salto
Bronze - Rayssa Leal, no skate; Larissa Pimenta, no judô; por equipes na ginástica artística, por equipes no judô; Bia Ferreira, no boxe; Gabriel Medina, no surfe; Augusto Akio, no skate park e Edivaldo Pontes, no taekwondo.