Quando se pensa em esporte, os benefícios à saúde são a primeira coisa que vem à mente. Mas a prática esportiva vai muito além de proporcionar uma vida saudável fisicamente. Ela contribui, também, para o desenvolvimento humano, transmissão de valores e serve como instrumento de socialização entre pessoas de diferentes classes sociais, religiões, gêneros e outras.
Por isso a importância dos espaços esportivos, sejam eles públicos (escolas, parques, praças) ou privados (clubes, academias, complexos esportivos, escolinhas de esportes).
A prática de esporte é um exercício diário de bem-estar físico mental e social. Confira abaixo os principais benefícios do esporte para sua saúde.
Benefícios para a saúde física
A prática de esportes contribui com um bom condicionamento físico e muscular, melhora a flexibilidade dos membros e fortalece os ossos. Além disso, eleva a qualidade de vida e ajuda a prevenir ou combater a obesidade, diabetes, hipertensão e até doenças neurológicas.
A atividade física também é uma maneira de perder peso de forma saudável e combater a obesidade, doença que já afeta 96 milhões de pessoas, ou 60,3% da população adulta do Brasil segundo a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em conjunto com o Ministério da Saúde. O esforço físico gerado pelo esporte estimula o corpo a trabalhar de forma mais intensa, queimando calorias e gorduras.
Benefícios para a saúde mental
Os benefícios do esporte para a mente vão desde a melhora da autoconfiança até o combate à depressão, pois melhora o humor, a autoestima, reduz o estresse e eleva o nível de concentração.
Benefícios para a sociedade
Pelo lado social, o esporte tem a capacidade de desenvolver o espírito de equipe, liderança, inteligência para a tomada de decisões e a competitividade sadia para a construção de uma pessoa forte, preparada para as adversidades da vida.