TRANSFORMAÇÃO: Capoeira no Talentos do Futuro mantém esporte vivo e unido à arte

Programa é um resgate histórico e social

TRANSFORMAÇÃO: Capoeira no Talentos do Futuro mantém esporte vivo e unido à arte

Foto: Semes

 

Transformando a vida de crianças e jovens da zona Leste de Porto Velho, no bairro Jardim Santana, o Programa Talento do Futuro, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), vem proporcionando outras perspectivas por meio da capoeira.
 
Mais do que um tipo de luta para defesa pessoal, a capoeira é uma dança que envolve movimentos corporais e, principalmente, a musicalidade. Os treinos são realizados durante dois dias da semana na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Jardim Santana. O programa tem gerado resultados positivos na vida das crianças
 
Um exemplo é o pequeno Iago Gabriel, de 7 anos de idade, que é campeão estadual na modalidade. Mudança na vida também de Ítalo Souza, 13 anos, que faz aulas há dois anos. “Eu treinava futebol aqui no campo, e conheci a capoeira sem querer. E de lá pra cá já notei as mudanças em casa e na escola”, disse o aluno.
 
A cada toque do berimbau, uma gingada. Na batida do atabaque, agogô e do pandeiro, crianças e adolescentes cantam e jogam capoeira. Os passos e os ritmos são monitorados cuidadosamente pelo professor Carlos Magno. O mestre Kuka, como é conhecido, disse que os instrumentos criam a cadência e o ritmo necessários para a movimentação dos capoeiristas.
 
Instrumentos utilizados durante os treinos
 
“Na instrumentação que eles vão começar a desenvolver a parte motora, porque quando eles cantam e tocam, desenvolvem a parte mental da criança. A capoeira envolve musicalidade, instrumentação e a dança”, disse o mestre.
 
De acordo com a vice-presidente da associação, Rivana Rodrigues, a parceria com a Semes é de grande importância para o futuro dessas crianças e jovens. “A gente se sente honrado em ter o programa Talentos do Futuro aqui. Muitas crianças não tem condições de pagar aula particular. Aqui além dos treinos, elas tem lanche e uniforme”.
 
Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o programa Talentos do Futuro oferece aulas gratuitas em diversas modalidades para a população, entre elas a capoeira, como uma prática que pode contribuir para a formação de gerações dessas crianças e jovens, por meio do Programa Talentos do Futuro.
 
“É um trabalho que além da associação do Jardim Santana, é realizado também na quadra do bairro Esperança da Comunidade. São crianças e jovens que estão tendo a oportunidade de ter a vida transformada pela ginga e musicalidade da capoeira”, finaliza.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS