COMANDO: Ana Moser deve assumir Ministério dos Esportes

Ex-jogadora de vôlei defende a garantia de que crianças tenham acesso à educação física de qualidade

COMANDO:  Ana Moser deve assumir Ministério dos Esportes

Foto: Divulgação

 

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser deve assumir o Ministério dos Esportes, segundo aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A pasta será recriada após ter sido uma secretaria especial da Cidadania sob o governo de Jair Bolsonaro.
 
A atleta foi uma das integrantes da equipe de transição na área de esportes. Em entrevista ao GLOBO em outubro, Moser defendeu a recomposição do orçamento para área e a garantia de que crianças tenham acesso à educação física de qualidade.
 
O nome da ex-jogadora de vôlei foi visto como uma escolha natural por integrantes da transição de governo, já que Moser apoiou o Lula durante a eleição e é um nome com apelo popular. Nascida em Blumenau (SC), Ana Moser se tornou uma referência no esporte devido à sua atuação na seleção brasileira pela qual conquistou a primeira medalha olímpica da categoria.
 
A atleta também se destacou pela sua atuação em causas sociais. Em 2001, ela criou o Instituto Esporte & Educação (IEE), responsável por ter atendido 6 milhões de crianças e jovens e capacitado mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil. No passado, Moser chegou a ser favorita para assumir a Autoridade Pública Olímpica durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas, naquela época, acabou sendo preterida no posto.
 
A escolha da ex-jogadora de vôlei preenche uma lacuna que tem gerado preocupação entre aliados de Lula: a necessidade de ampliar o a representatividade feminina na Esplanada dos ministérios. Até o momento, foram anunciadas seis mulheres Nísia Trindade (Saúde), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Planejamento e Gestão) e Cida Santos (Mulheres).
 
O ministério dos Esportes era cobiçado pelo PCdoB, que já comandou a pasta durante os governos petistas. Mas o partido, que integrou a Federação Brasil da Esperança ao lado de PT e PV, acabou sendo recompensado com outro lote da Esplanada: o da Ciência e Tecnologia, que será comandado por Luciana Santos, presidente nacional da legenda e vice-governadora de Pernambuco.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS