O Departamento de Competições da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) divulgou na quinta-feira, 15, o regulamento e tabela do Campeonato Rondoniense 2023.
O formato da competição em 2023 será o mesmo deste ano e será disputada em três fazes. Na primeira fase as equipes se enfrentam entre si em turno único com o campeão dessa fase se classificando para a final do Rondoniense. Ao término da primeira fase, as quatro equipes melhores posicionadas na tabela se classificam para a segunda fase, e a última colocada será rebaixada para a Série B.
Para a segunda fase será levado em consideração para a definição dos confrontos o cruzamento olímpico com o primeiro colocado da primeira fase jogando contra o quarto, e o segundo enfrentando o terceiro em jogos de ida e volta. Os classificados farão a final do segunda fase, também em jogos de ida e volta.
A terceira fase, a decisão do Rondoniense 2023, somente acontecerá se o campeão da segunda fase não for o mesmo que conquistou a primeira fase. Ou seja, se uma mesma equipe vencer as duas primeiras fases, ela garantirá o título antecipado da competição.
A FFER definiu para o dia 25 de fevereiro, com três partidas, a abertura do Rondoniense 2023. Atual campeão, o Real Ariquemes estreia em casa contra o Guaporé. Retornando a elite do futebol rondoniense, o Vilhenense recebe o Porto Velho no Portal da Amazônia. E o Rondoniense recebe o União Cacoalense. Fechando a primeira rodada, Ji-Paraná e Genus jogam no dia 26 de fevereiro.