FINAL: Brasil encara Sérvia em duelo do Mundial de Vôlei feminino

Seleção brasileira foi medalha de prata em 1994, 2006 e 2010

FINAL: Brasil encara Sérvia em duelo do Mundial de Vôlei feminino

Foto: Divulgação

 

 

Depois de bater a Itália na semifinal por 3 a 1, o Brasil disputará a final do Mundial de vôlei feminino contra a Sérvia, a atual campeã. As brasileiras carregam a enorme responsabilidade de tentar trazer para casa um título inédito na competição. A seleção já bateu na trave três vezes: em 1994, 2006 e 2010.

A grande final acontece neste sábado, às 15h (de Brasília), em Apeldoorn, na Holanda.

QUASE LÁ: BRASIL FOI VICE TRÊS VEZES
 
A seleção brasileira de vôlei feminino já é considerada há muitos anos uma das grandes potências mundiais no esporte, por isso chama muita atenção o fato de nunca ter vencido o Campeonato Mundial.
 
Em 1994, quando o torneio foi disputado na China, as brasileiras chegaram na final e foram derrotadas pela seleção de Cuba, grande potência do vôlei na época, por 3 a 0. As cubanas também haviam conquistado as Olimpíadas em Barcelona-1992.
 
No Mundial de 2006, o Brasil fez uma campanha belíssima ao conseguir mais uma medalha de prata, sendo derrotado na final pela Rússia por 3 a 2. O vice-campeonato consolidou a seleção brasileira como potência no vôlei feminino. Dois anos depois, as brasileiras venceram as Olimpíadas de Pequim-2008.
 
Esta passou a ser a sina da seleção brasileira: ter desempenhos melhores nas Olimpíadas do que no Campeonato Mundial. A equipe de Fabi e Paula Pássaro perdeu novamente para a Rússia na final por 3 a 2 em 2010, mas ganhou os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
 
No último Mundial, em 2018, as brasileiras saíram sem medalha. Dois anos depois, conquistaram de maneira surpreendente uma prata nas Olimpíadas de Tóquio.
 
Enquanto o Brasil nunca foi campeão mundial, a Sérvia venceu uma vez, justamente no último campeonato.
 
CAMPANHAS PARECIDAS: A TRAJETÓRIA DAS FINALISTAS
 
Se formos julgar pelas campanhas, a final do Mundial deverá ser muito equilibrada. A Sérvia venceu todas as partidas que disputou até aqui, enquanto o Brasil perdeu apenas uma, para o Japão na primeira fase de grupos.
 
Nas quartas de final, as duas equipes passaram sufoco em jogos nos quais eram favoritas. O Brasil precisou conseguir uma virada milagrosa contra o Japão por 3 a 2, enquanto as sérvias venceram a Polônia pelo mesmo placar. Já na semifinal, em confrontos de grande equilíbrio, ambas superaram as adversárias por 3 a 1 - o Brasil contra a Itália e a Sérvia contra os Estados Unidos.
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS