Morre Freddy Rincón, ídolo do Corinthians e ícone da seleção da Colômbia

O ex-atleta sofreu um acidente, mas não resistiu

Morre Freddy Rincón, ídolo do Corinthians e ícone da seleção da Colômbia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ídolo do Corinthians e da seleção da Colômbia sofreu um traumatismo cranioencefálico grave após se envolver em um acidente de carro durante a madrugada de segunda-feira (11), na cidade de Cali.
 
O ex-atleta foi levado ao hospital e passou por cirurgia na UTI, mas não resistiu e veio a falecer devido às complicações. O anúncio foi feito no início da madrugada desta quinta (14) por Laureano Quintero, diretor médico da clínica Imbanaco, onde o craque estava internado.
 
"A clínica Imbanaco, do grupo QuirónSalud, ao lado dos familiares e com toda a autorização, informa que, apesar de todos os esforços de nossas equipes de trabalho, o paciente Freddy Eusebio Rincón Valencia morreu. Queremos expressar nossos sinceros sentimentos de condolência a seus familiares, seus amigos, aos seus chegados, aos seus seguidores de todo o planeta. Nunca haverá forma de expressar o que sentimos ao perder um paciente. Quem quer que seja o paciente", disse Quintero.
 
Diretor de clínica anuncia falecimento de Freddy Rincón, ídolo do Corinthians e da seleção colombianaEx-meio campista teve sua morte confirmada na terça-feira (13), na Colômbia
 
"Nós pedimos a todos, por favor, que que celebrem e enalteçam a vida de Freddy Eusebio. Por todas as alegrias que eles nos deu. Por tudo que ele fez a gente vibrar, muitas vezes. Existem muitos Rincons neste planeta. Obrigado a seu maravilhoso jeito de viver e sua excelência desportiva. Celebremos sua vida, como merece Freddy".
 
Aposentado do futebol desde 2004, o ex-meio-campista defendeu grandes clubes no futebol sul-americano e europeu, como Independiente Santa Fe, América de Cali, Palmeiras, Napoli, Real Madrid, Santos e Cruzeiro.
 
No entanto, ele tem sua imagem sempre associada ao Corinthians, equipe na qual viveu sua melhor fase e pela qual foi multicampeão.
 
Pela seleção colombiana, Freddy disputou as Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998, destacando-se especialmente nas eliminatórias do Mundial de 1994, quando os cafeteros golearam a Argentina por 5 a 0 em pleno Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
 
Carreira vitoriosa
 
Nascido na cidade de Buenaventura, Rincón começou a carreira como meia no Atlético Buenaventura e rapidamente chamou a atenção dos grandes clubes de seu país.
 
Meio-campista de porte físico avantajado, mas também dotado de enorme classe no passe e na finalização, ele foi contratado pelo Tolima, em 1986.
 
No ano seguinte, já estava no Independiente Santa Fe, uma das maiores equipes da Colômbia.
 
Após o título da Copa da Colômbia, em 1989, Freddy foi contratado pelo poderoso América de Cali e explodiu de vez.
 
Campeão colombiano em 1990 e 1992 pelos "Diabos", Rincón se tornou titular absoluto da seleção colombiana e jogou a Copa do Mundo de 1990 e a Copa América de 1993 pelos cafeteros.
 
Rincón monta meio-campo ideal de sua carreira e enche de craques; veja os escolhidosCampeão com Colômbia, Corinthians, Palmeiras e muitos outros, ex-meio-campista montou a seleção no Resenha
 
Seu sucesso despertou a cobiça da Parmalat, que o comprou em 1994 e o levou para o Palmeiras.
 
Logo que chegou, o colombiano fez parte da campanha do título do Paulistão de 1994 e em seguida viajou para disputar a Copa de 1994, nos Estados Unidos.
 
Após a decepcionante eliminação cafetera no Mundial, o meio-campista foi negociado com o Napoli, da Itália, e deu início à sua aventura no futebol europeu.
 
Em 1995, Rincón foi contratado pelo Real Madrid e fez 21 partidas pelos merengues antes de retornar ao Palmeiras para uma 2ª passagem
 
Lives, conteúdos originais e o melhor da programação da ESPN! Inscreva-se no nosso canal do YouTube, ative as notificações e não perca nenhum vídeo!
 
O craque disputou o Campeonato Brasileiro de 1996 pelo Verdão, mas não caiu nas graças da torcida. Com isso, foi negociado com o rival Corinthians no ano seguinte.
 
E foi no Timão que o talentoso jogador encontrou sua verdadeira casa.
 
No Parque São Jorge, Freddy foi recuado de meia para volante, transformando-se em um dos atletas mais dominantes do futebol brasileiro.
 
Nos três anos que defendeu o Coringão, Rincón ganhou o Paulista de 1999, os Brasileiros de 1998 e 1999 (sendo inclusive Bola de Prata) e coroou de vez sua passagem com a taça do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000.
 
Capitão da equipe, foi justamente o colombiano o responsável por levantar a taça no Maracanã lotado, após o triunfo corintiano sobre o Vasco.
 
Rincón durante jogo entre Corinthians e Al-Nasr, pelo Mundial de Clubes Acervo/Gazeta Press
Pela seleção colombiana, ele também esteve presente na Copa do Mundo de 1998, na França, chegando ao seu 3º Mundial.
 
Conhecido por seu temperamento explosivo e pelas muitas brigas com os companheiros de equipe, Freddy deixou o Corinthians ainda em 2000 e foi para o Santos.
 
Sua passagem pela Vila Belmiro foi curta, e, em 2001, ele mudou mais uma vez de equipe, indo para o Cruzeiro.
 
Depois disso, o colombiano ficou três anos sem jogar antes de aceitar convite para ter uma nova passagem pelo Timão, em 2004.
 
Desta vez, porém, o meio-campista não conseguiu repetir o sucesso, optando por pendurar as chuteiras e encerrar a carreira de jogador no mesmo ano.
 
Em 2006, Freddy começou carreira de treinador, comandando o Iraty, do Paraná.
 
Passou ainda por São Bento, São José-SP, Corinthians sub-20 e Flamengo-SP, e teve também um período como auxiliar do Atlético-MG (com Vanderlei Luxemburgo), antes de encerrar sua aventura nos gramados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS