ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

Xadrez é a nova modalidade em destaque do Estado

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

Foto: Divulgação

 
Os melhores enxadristas escolares do Brasil, se reuniram entre os dias 28 e 30 de março em Aracajú, capital de Sergipe, para disputar uma vaga no mais importante campeonato mundial, a Gymnasiade, evento promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) afiliada no Brasil a CBDE – Confederação Brasileira do Desporto Escolar que acontecerá este ano na cidade de JinJang na China em dezembro. 
 
Dezenas de jovens entre 14 e 17 anos de idade dos 26 estados do país e o Distrito Federal focaram toda sua atenção, técnica e concentração para encontrarem o lance certo para defender o Brasil no mundial.
 
Nossos atletas, representando a Feero – Federação do Esporte Escolar de Rondônia, se destacaram em todas as rodadas deixando o Estado muito próximo da vitória do campeonato. 
 
A equipe formada pelos atletas Gabriel Carckeno do Carmo, Gabriel Oening Serapião e Ricardo Cesar dos Santos Bandeira conseguiu avançar no torneio e garantir o troféu de 3º lugar geral masculino.
 
Orgulho
 
 As atletas Jiskya Karen Torres Scaschinscky, Luna Thais Carmo de Souza e Ana Ligia Adelia Mundel Fantin tiveram um ótimo desempenho porém não se classificaram para o pódio.
 
O título conquistado no xadrez é inédito no Estado o que deixou à toda a delegação muito orgulhosa. Para o Profº Rogério Kester, da cidade de Cacoal, o título foi a consagração do bom trabalho executado no desporto escolar rondoniense.
 
 
“Foi extremamente gratificante e importante a participação dos enxadristas rondonienses. Parabéns, FEERO e CBDE pela oportunidade dada aos nossos estudantes! Agradeço a oportunidade de ter atuado mais uma vez como Técnico da Seleção de Xadrez de Rondônia neste grande evento. Gratidão” disse o professor.
 
Natação e Ginástica rítmica  
 
Foram 57 ginastas participantes das cinco regiões do país. Nossas ginastas: Camila Ricci, Anna Souto, Maria Souto e Thalita Mendes competiram nos quatros aparelhos: arco, bola, maças e fita.
 
“Sem dúvida foi uma experiência ímpar para nossas atletas participarem de um torneio tão técnico disputando uma vaga com as futuras ginastas do Brasil. Não tivemos ainda o prazer de subirmos ao pódio, mas levamos conosco vários ensinamentos e vivências para além da modalidade como o intercâmbio cultural e educacional”, disse Antônio Nunes, Presidente da Feero.
 
A equipe de GR contou ainda em sua composição com a orientação técnica da professora Francimeire Lavareda e com a chefe de delegação Juscimara Campos que também é Presidente da FRG.
 
Na natação participaram 250 nadadores de todo o país num total de 440 provas. As atletas escolares Ana Cristina Pinho Costa e Micaela Lavinia Ramos Alves da cidade de Vilhena, representam Rondônia nas piscinas competindo nas provas: 200m Medley, 200m livre, 50 m peito, 50m livre, 50m e 100m costas. 
 
O time masculino foi representando pelo atleta escolar Andrey Kaleo Alves Chybiak,  de Vilhena, nas provas 50m e 100 m peito e 50 m livre. Quem também esteve nas piscinas do complexo aquático da Unit em Aracajú foi o atleta de Porto Velho, Liebert Júnior Fragoso De Souza que competiu pelos: 400m livre, 50m borboleta, 100m borboleta. 
 
Fechando a equipe rondoniense, Carlos Eduardo Cardoso dos Santos que nadou as provas: 50m peito, 50m livre e 100m peito, ambos atletas da cidade de Porto Velho. A delegação de natação contou com o suporte técnicos dos professores Paulo Siqueira e Renata Machado.
 
A partir do dia 07 de abril outra delegação escolar partirá rumo a mais desafios na Seletiva Nacional Gymnasiade, desta vez na cidade de Macapá/Amapá onde aconteceram as disputas do taekwondo e Wrestling. 
 
Confira abaixo como ficaram os resultados finais do xadrez e ginástica rítmica na Seletiva. A natação não obteve classificação final.
 
XADREZ
 
Naipe Masculino:
 
GABRIEL CARCKENO DO CARMO – 6º lugar (4,0 pontos)
 
GABRIEL OENING SERAPIÃO – 36º lugar (2,5 pontos)
 
RICARDO CESAR DOS SANTOS BANDEIRA – 40º lugar (2,5 pontos) 
 
Naipe Feminino:
 
JISKYA KAREN TORRES SCASCHINSCKY - 22º lugar (3,0 pontos)
 
LUNA THAIS CARMO DE SOUZA – 28º lugar (3,0 pontos)
 
ANA LIGIA ADELIA MUNDEL FANTIN – 47º lugar (2,0 pontos)
 
GINÁSTICA RÍTMICA: 
 
Aparelho Arco: 
 
Camila Ricci: 28 lugar
 
Anna Souto: 36 lugar
 
Maria Souto: 51 lugar
 
Thalita Mendes: 45 lugar
 
Aparelho Bola: 
 
Camila Ricci: 30 lugar
 
Anna Souto: 45 lugar
 
Maria Souto: 44 lugar
 
Thalita Mendes: 51 lugar
 
Aparelho Maças: 
 
Camila Ricci: 28 lugar
 
Anna Souto: 37 lugar
 
Maria Souto: 46 lugar
 
Thalita Mendes: 47 lugar
 
Aparelho Fita: 
 
Camila Ricci: 30 lugar
 
Anna Souto: 42 lugar
 
Maria Souto: 41 lugar
 
Thalita Mendes: 45 lugar
 
Classificação Geral: 
 
Camila Ricci: 32 lugar
 
Anna Souto: 40 lugar
 
Maria Souto: 48 lugar
 
Thalita Mendes: 50 lugar

Galeria de Fotos da Notícia

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

ESPORTE: Atletas de Rondônia conquistam título inédito no Brasileiro Escolar

Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS