FUTEBOL: Os melhores brasileiros da história do Barcelona

FUTEBOL: Os melhores brasileiros da história do Barcelona

Foto: Divulgação

Barcelona é uma cidade onde o futebol tem uma grande influência em todos os aspectos da vida. Há anos que a paixão pelo jogo se tornou uma parte muito importante da cultura catalã e ajudou a espalhar sua causa independentista pelo mundo todo. Um claro exemplo de como um esporte popular pode ser muito mais do que um simples jogo...
 
O clube local, o FC Barcelona, é certamente uma instituição lendária, com mais de 100 anos de trajetória. Fundado em 1899, o Barça representa hoje a alma da cidade, levando com orgulho as cores da Catalunha, uma das comunidades autônomas da Espanha. 
 
Nesse contexto, não é à toa que o slogan do Blaugrana seja més que um club (mais do que um clube): a instituição foi em verdade criada para representar legitimamente à Nação e à cultura catalã e o sonho dos catalães pela sua independência. Assim, o clube conseguiu se tornar, com o passar dos anos, em um grande símbolo de união da população de Catalunha.
 
Hoje, mesmo sem o Neymar e o Lionel Messi, os mais famosos jogadores da história do Barça, o clube catalão continua em alta no futebol internacional, destacando-se pelo seu jogo ofensivo e inovador e pela grande presença de craques.
 
Todo jogador profissional sonha com vestir a camiseta blaugrana e logicamente aqueles de origem brasileira não ficam fora desse desejo. 
 
Vale ressaltar que Barcelona é uma cidade multicultural com uma grande presença de estudantes, principalmente por suas boas instituições de ensino e escola de espanhol em barcelona. 
 
Por esse motivo, para todos aqueles apaixonados pelo futebol que estiverem pensando em arrumar as malas para visitar o Camp Nou e assistir ao vivo algum jogo do Barça, é muito recomendável aproveitar a viagem para fazer algum curso em alguma escola de espanhol em barcelona.
 
Dessa forma, é possível aperfeiçoar o conhecimento da língua espanhola e obter uma compreensão mais profunda sobre a cultura e a história do clube e da Nação. O esporte, assim como outros aspectos, pode oferecer uma interessante perspectiva sobre a cultura e a história de uma região...
 
O Barça é famoso por ter contratado diversos craques internacionais ao longo de toda sua história, e muitos deles foram brasileiros, com atuações memoráveis e títulos importantes conquistados para o clube blaugrana. Nesse contexto, confira abaixo quais os melhores jogadores brasileiros que vestiram a camiseta do FC Barcelona.
 
Evaristo de Macedo (1957 – 1962)
 
Sendo contemporâneo do Pelé e de outros grandes jogadores brasileiros – e não tendo disputado uma Copa do Mundo – o Evaristo de Macedo infelizmente não figura muito na memória dos atuais torcedores do FC Barcelona, mas certamente é uma verdadeira lenda que alcançou muitas conquistas para o clube catalã, marcando 178 gols em apenas 226 partidas. 
O Evaristo, que deixou o Flamengo para jogar na Espanha, teve uma passagem curta pelo Barça (foram apenas cinco anos), porém vitoriosa e de muitos gols. Aliás, é o segundo atacante brasileiro com mais gols pela equipe em jogos oficiais e amistosos (o Neymar atualmente lidera o pódio). 
 
Romário (1993 – 1995)
 
Vestindo o número dez, que fora outrora do Diego Maradona, o Romário chegou ao clube catalã como o jogador brasileiro mais bem pago de todo o mundo. 
 
No campo catalã, ele teve atuações inesquecíveis, que lhe renderam o prêmio ao melhor jogador do mundo em 1993. Um ano depois, na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, o artilheiro brilhou e chamou a atenção do planeta todo com seus gols, dribles e lances, ao ponto de ser considerado hoje a grande figura da Copa.
 
Ronaldo, o fenômeno (1996 – 1997)
 
Fazendo parte do grupo de jogadores brasileiros do Barça cujos nomes começam com a letra R (Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho), o Ronaldo deleitou os fãs blaugrana com suas jogadas individuais em velocidade, lances, dribles e golaços (foram 47 em 49 jogos), e foi eleito melhor jogador do mundo pela primeira vez com a camiseta do clube catalã.
 
O carioca ficou apenas uma temporada na Catalunha (1996-2997) mas foi tempo suficiente para faturar nada mais e nada menos que três títulos (a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a extinta Recopa Europeia).
 
Ronaldinho (2002-2008)
 
Ronaldinho é sem dúvida alguma considerado uns dos melhores e principais jogadores brasileiros da história do FC Barcelona. O jogo bonito e o instinto goleador do Gaúcho encantaram os torcedores do Barça e sua atuação até conseguiu mudar o clube de patamar, já que foi decisiva para reerguer à instituição após sofrer uma grande crise esportiva. 
A passagem do camisa dez pelo FC Barcelona foi mágica e responsável pela aquisição de vários títulos, como a UEFA Champions League, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, além de ter ganhado duas vezes o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA. E mais: muitos o consideram o tutor do argentino Lionel Messi e a inspiração do Neymar Jr.
 
Dani Alves (2008-2015)
 
A primeira passagem do Dani Alves pelo FC Barcelona foi bastante longa, somando oito temporadas. Defendendo as cores da equipe catalã, o jogador se destacou como principal lateral direito e ganhou títulos muito importantes para o time (23 no total), como a UEFA Champions League, a Supercopa da UEFA, o Mundial de Clubes, o Campeonato da Espanha, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha.
 
Aos 38 anos, Dani Alves acaba de reestrear no Barçã para ajudar o clube no seu sonho de se reconstruir financeira e esportivamente mente e voltar ao ponto mais alto do futebol europeu. 
 
Neymar Jr. (2009-2013)
 
Neymar certamente entrou na galeria dos grandes ícones do FC Barcelona. Seu corto período vestindo a camiseta blaugrana (foram apenas quatro anos em Catalunha) bastou para marcar centos de gols, conquistar todos os títulos possíveis e alcançar a façanha de se solidificar como principal ídolo da equipe e da Seleção Brasileira, além de uns dos melhores jogadores profissionais de futebol do planeta. 
 
Atuando junto com o Messi e o Suárez, o atacante foi peça importante em um dos trios mais poderosos da história do futebol profissional. O ex-Santos finalmente deixou o clube em 2013, tendo marcado 105 gols em 186 jogos. Atualmente mora na França, onde joga pelo Paris Saint-Germain (PSG).
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS