Brasil garantiu vaga ao vencer a Colômbia e conta com nova geração talentosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Falta menos de um ano para a Copa do Mundo do Qatar, cuja abertura está marcada para 21 de novembro de 2022. Treze seleções já têm vaga garantida no mundial: Brasil, Argentina, o próprio Qatar e mais dez seleções da Europa.
A decepção, por ora, está por conta de Portugal e Itália, que fracassaram em alcançar o primeiro lugar nos seus grupos nas eliminatórias e terão que jogar a repescagem da Uefa para obter a classificação para a Copa.
Ainda assim, Portugal e Itália continuam figurando entre as seleções favoritas para se tornar campeã do mundo daqui a um ano no Oriente Médio. Apesar de faltar tempo, os favoritos já estão se destacando. Receba seu código bônus bet365 e confira mais informações sobre a disputa do mundial e como fazer para indicar, você também, qual seleção você acha que vai erguer a taça da Copa do Mundo 2022.
A situação do Brasil
No empate em 0 a 0 contra a Argentina, a Seleção Brasileira mostrou resultados positivos da renovação promovida pelo técnico Tite. O quarteto ofensivo formado por Lucas Paquetá, Vini Jr., Raphinha e Matheus Cunha suportou bem a pressão do Estádio Bicentenário em San Juan. Vini e Cunha tiveram boas chances, e Paquetá foi responsável por coordenar o ritmo do ataque.
Com a aposta por jovens promissores dando certo, o Brasil melhora suas perspectivas quanto à Copa do ano que vem em um cenário em que o futebol europeu mostra uma qualidade cada vez mais superior em relação à América do Sul.
Ao vencer a Colômbia no dia 11, o Brasil foi o quarto time a se classificar e o primeiro da América do Sul. Com a vitória, a seleção de Tite assegurou que terminará as eliminatórias nas quatro primeiras posições, que classificam diretamente para a Copa.
No jogo seguinte, no dia 16, o Brasil empatou com a Argentina, o que levou a seleção de Lionel Messi a também garantir vaga no mais importante torneio de futebol do mundo.
O Brasil, figura na primeira colocação das eliminatórias da América do Sul, com 35 pontos e seis de vantagem sobre a Argentina, está com 89,7% de aproveitamento. A seleção possui 11 vitórias, dois empates e nenhuma derrota.
As demais seleções classificadas
Por ser o anfitrião, o Qatar vai jogar para a Copa. A seleção qatari nunca havia participado de edições da Copa do Mundo e, atualmente, ocupa o 51º lugar no ranking da Fifa – uma das suas melhores colocações na história.
Europa
As dez seleções europeias classificadas são aquelas que ficaram em primeiro lugar nos seus grupos das eliminatórias. Os alemães e os dinamarqueses foram os únicos que se classificaram antecipadamente, nos dias 11 e 12 de outubro.
A Alemanha se classificou ao golear a Macedônia do Norte por 4 a 0. A Dinamarca, ao vencer a Áustria por 1 a 0.
Os outros oito grupos só tiveram seus primeiros lugares definidos nas duas últimas rodadas, disputadas na semana passada. Os líderes desses grupos, classificados para o Qatar são Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Suíça, Croácia e a seleção holandesa.
Os segundos colocados de cada grupo vão se juntar aos dois melhores líderes dos grupos da Uefa Nations League que ainda não se classificaram para a Copa para disputar a repescagem europeia, da qual sairão mais três classificados para o Qatar – já que a Uefa possui 13 vagas na Copa.
As equipes que vão para a repescagem sã, Suécia, Ucrânia, Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia, Áustria, República Tcheca, Portugal e Itália
Todos os outros membros da Uefa estão eliminados – entre eles Irlanda, Hungria, Eslováquia e Grécia.
América do Sul
Enquanto isso, na América do Sul, além de Brasil e Argentina, que já estão classificados, a Colômbia e o Equador estão na zona de classificação para a Copa
O Peru ocupa o quinto lugar, que garante vaga para a repescagem internacional. Porém, todas as dez seleções da Conmebol ainda têm chances matemáticas de se classificar.
Ásia
Na Ásia, estão na zona de classificação Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão – embora os japoneses estejam lutando pelo seu lugar contra a Austrália.
África
Na África, dez seleções estão definidas para a terceira fase das eliminatórias: Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Mali, Egito, Gana, Senegal, Marrocos e República Democrática do Congo. Elas serão divididas em cinco duelos, e o vencedor de cada duelo se classifica para a Copa.
Américas do Norte e Central
EUA, México e Canadá são as seleções que estão na zona de classificação nas eliminatórias das Américas do Norte e Central, mas nenhuma equipe está garantida na Copa. O Panamá está em quarto lugar, que classifica para a repescagem intercontinental.
Oceania
As eliminatórias da Oceania ainda não começaram. A região possui meia vaga na Copa, o que significa que o vencedor das eliminatórias precisa ainda passar pela repescagem intercontinental.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!